Últimos posts


Quem nunca passou por uma fase de desmotivação onde tudo fica muito mais complexo e nada que produzimos parece fluir? Nessa horas, na medida do possível, você se afasta de tudo que dependa da sua criatividade e simplesmente não sabe onde encontrar inspirações ou, as vezes, não sabe nem ao menos o por quê está estagnado. Acredite, eu falo isso por experiência própria, se você ainda não passou por um momento desses, fique ciente que ele está por vir.

Recentemente tive uma época dessas, e, para ser bem honesta, ainda estou enfrentando isso. Resolvi criar listas com coisas que posso fazer no dia a dia para (tentar) solucionar esse problema. E resolvi compartilhar aqui na intenção de ajudar quem mais estiver nesse barco.

CRIAR LISTAS DE TAREFAS
Sou a louca das listas (e me orgulho disso haha)! Aprendi que escrever tudo o que devo fazer na noite anterior aos fatos me ajuda a diminuir meus níveis de ansiedade e me manter focada. Listo tudo por ordem de prioridade e conforme vou realizando as tarefas vou (literalmente) riscando minha agenda.

MATAR A FOME
Eu sei que parece um tópico bobo, mas como diz meu fotógrafo, eu sou praticamente a garota propaganda daquele comercial "você não é você quando está com fome"! haha Eu simplesmente travo se tiver com fome! Fico ranzinza e não rendo tanto quanto poderia. Então por mais bobo que pareça, se isso é um problema e eu posso resolver (é só vencer a preguiça) eu achei por bem listar aqui.

TRABALHO EM TEMPOS DETERMINADOS
O melhor de todos os aplicativos que já instalei no meu MacBook até hoje se chama Pomodoro Time, e é com a ajuda dele que consigo permanecer focada por determinado tempo. Eu uso a função padrão dele (ela pode ser alterada okay?), e ele funciona assim: você abre o programa e o cronometro de 25 minutos é liberado. Durante esse tempo você deve se concentrar totalmente no item que deseja realizar, e ao fim do tempo você pode fazer intervalos regulares de 5 a 10 minutos. Geralmente faço uma pausa maior, de 15 a 20 minutos depois de uma hora (ou seja, depois de 4 tempos de concentração. Outro motivo pelo qual eu gosto do programa é que ele te dá uma opção de listagem de tudo que você precisa realizar, assim é ainda mais fácil gerenciar se sua produção está, de fato, fluindo.

USAR DOIS NAVEGADORES DIFERENTES
Trabalhar com internet nunca foi algo fácil (por mais que muita gente, que desconhece, julgue o oposto). Se manter focado em um universo onde a cada milésimo de segundo existe uma nova enxurrada de conteúdo não é uma missão na qual todos conseguem se policiar sem usar de artifícios para isso.  Uma das coisas que mais facilitam esse trabalho é usar dois navegadores: um exclusivamente para estudos e trabalho e o outro para as redes sociais. Só o fato de não permanecer logado e ter que ficar trocando caso queira "dar uma olhadinha" na sua rede social favorita já é um adicional para manter o foco.

TENHA UM LOCAL DE TRABALHO/ESTUDOS ORGANIZADO
Eu sou a Senhorita bagunça em pessoa (e a senhorita desastre também, só para constar). Mas se tem algo que eu realmente necessito para me manter produtiva é uma mesa de trabalho organizada. Sim, preciso estar sentada a uma mesa cheia de canetas coloridas, coisas que me inspiram e que estejam em seus devidos lugares. Vale colocar coisinhas bobas de decoração que te inspirem (amo esse tipo de coisa), desde que elas tenham local certo para estar - e permaneçam no mesmo local ao fim do dia.

NÃO QUEIRA ABRAÇAR O MUNDO
Sou a mestre dos magos em ter vários projetos ao mesmo tempo. As vezes me perguntam como sempre quero fazer tudo ao mesmo tempo, e isso é algo meu desde que me conheço por gente. Mas tive uma época em que tinha tanta coisa que eu simplesmente me perdi e não sabia para que lado correr primeiro. Só me resolvi quando coloquei a cabeça no lugar, sentei com minha agenda e fui listando tudo, por grau de importância como citei ali em cima. O que eu aprendi com isso? Por mais que você seja o Batman e dê 100% de você o tempo todo, ainda que seu cérebro acompanhe seu ritmo (o que já é cansativo por si só), seu corpo vai cobrar o preço e você vai sentir que está se arrastando pelos cantos - no meu caso, sinto que tenho a coluna de uma senhorinha de 90 anos. Você precisa entender que não é humanamente possível fazer tudo, e que vai ser obrigado a dar preferência para aquilo que mais te faz feliz (ou seja mais interessante).

NÃO SE COBRE TANTO
Okay, esse é um lembrete mental diário para mim mesma. Eu me cobro ao máximo, e também me entrego ao máximo. E sinceramente acho que isso me motiva a ir além, a seguir em frente e ter vontade de dar o próximo passo. Mas tive momentos em que exagerei nesse nível de cobrança e isso simplesmente me consumia. Talvez toda a pressão externa como aquela idéia de "ser  bem sucedida aos 20 e poucos anos" que a sociedade e a família impõe tenham tido parte nessa cobrança, mas aprendi que tudo têm seu tempo, e por mais que eu me esforce, ninguém é capaz de dar um passo maior que a perna.

Fiz essa postagem com muito carinho na esperança de te ajudar nos "dias cinzas".
Se gostou das dicas, comenta aqui em baixo me contando e compartilha com os amigos! :)

11
Comente
Compartilhe

Comente pelo Facebook!

11 Comentários

  1. Adorei esse post, vai me auxiliar muito kk

    http://www.casadapequena.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que pude te ajudar e que você gostou do post :D
      beijos!

      Excluir
  2. Adorei o post, acho que sou um pouco como você principalmente na forma de querer fazer tudo ao mesmo tempo, sou muito assim, as vezes to com várias idéias uma diferente da outra, e eu quero fazer tudo junto! É péssimo isso! E outra coisa também é a da listinha, eu não tenho um lugar tipo só pra anotar, mas tipo tenho algo pra fazer, já vou anotando, quando acordo listo tudo o que tenho pra fazer no dia pra não perder tempo haha! Amei cada dica! Beijos <3
    TIC THAT IS COOL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que adorou o post! :D
      As vezes tô fazendo mil coisas ao mesmo tempo e preciso respirar fundo pra conseguir colocar a cabeça no lugar também! Melhor dica da vida é fazer essas listinhas né?
      Beeeeijo! <3

      Excluir
    2. Que bom que adorou o post! :D
      As vezes tô fazendo mil coisas ao mesmo tempo e preciso respirar fundo pra conseguir colocar a cabeça no lugar também! Melhor dica da vida é fazer essas listinhas né?
      Beeeeijo! <3

      Excluir
  3. Amei!!! Aprendi essa técnica pomodoro recentemente em uma materia na facul e sério, funciona real!! aplicava pros estudos, mas achei válido vc encaminhar para outros fins de concentração. beijos
    http://www.blogdachah.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico super feliz em saber que você amou a postagem Charlene! Espero que esse guia te ajude!
      Beijos

      Excluir
  4. Amei!!! Aprendi essa técnica pomodoro recentemente em uma materia na facul e sério, funciona real!! aplicava pros estudos, mas achei válido vc encaminhar para outros fins de concentração. beijos
    http://www.blogdachah.com

    ResponderExcluir
  5. Eu fiz duas listas antecipadas no final de julho de posts para agosto e setembro. Me pergunta se to seguindo o cronograma, claro que não... Chego cansada do serviço e fico com preguiça de fazer qualquer coisa. Além das listas tenho uns 5 textos prontos escritos no papel, tenho preguiça até pra passar pro blog. Vou seguir tuas dicas pra ver se as coisas fluem melhor por aqui.
    Beijos
    mundodenati.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha também já criei listta a e abri mão dela depois, acho que isso faz parte desse ciclo de procrastinação sabe? Tenta se dedicar nem que seja 15 minutos por dia para colocar essas matérias que você já têm em ordem, aos pouco você pega o ritmo! ;)
      Beijos

      Excluir
  6. preciso de muitos posts assim, estou me dividindo em estudos, blog e daqui a pouco curso ... Amo listas, mas sinto que preciso em organizar ainda mais pois acabo me distraindo e esquecendo.

    ResponderExcluir