Últimos posts

Foto: jasontravisphoto.tumblr.com

Foi num conjunto de roles muito errados, paradas em hospitais, madrugadas viradas, dificuldades e alegrias passadas que com o tempo eu fui percebendo o que era uma amizade de verdade. Sempre na minha inocência infantil de acreditar em tudo e em todos, muitas vezes me decepcionei com as pessoas. Aos poucos aprendi que amizade não era quem estava comigo todos os dias, mas sim quem sempre estava quando eu precisava, fosse pra ir ao hospital depois de uma mordida de cachorro, numa seleção de modelos ou pra cruzar uma cidade inteira a pé as 3 horas da madrugada depois de um role erradíssimo e péssimo e não te matar por isso.

Entendi, com o tempo e muitos tapas metafóricos na cara que uma amizade verdadeira é muito mais que coleguismo de sala de aula ou ambiente de trabalho. Esse coleguismo, que muitas vezes vem com a excitação do "novo", pode sumir em questão de dias, semanas ou meses, enquanto aquela amizade verdadeira, do jardim de infância, do colegial ou da faculdade, ela vai permanecer mesmo quando tudo isso passar, mesmo quando vocês se separarem, passarem anos sem se falar, ela permanece.

O fato é que não há distância ou tempo que separe um amor, e isso também é amizade. Amizade é amor, é lealdade, é respeito, é confiança. Não é a toa que bons amantes são também bons amigos. Um bom amigo não vai te dizer não quando você precisar dele, mesmo que anos tenham se passado e, mais do que isso, não vai haver cobrança da sua presença. Amizade com cobrança cansa. Não adianta cobrar a presença diária do outro, é preciso entender que as vidas andam e que a separação física ou comunicativa não é o fim.

"Quem foi que disse que pra tá junto precisa tá perto?" Pensa em mim - Darvin

Eu te garanto, seus relacionamentos vão ficar bem mais fáceis quando você entender que ninguém precisa estar 100% dos dias com você pra te fazer bem e ter importância na sua vida, o que importa é a presença quando você precisa. Quando há o amor, uma amizade vale a pena em quaisquer instâncias.

Ilustração: Carol Rossetti

Eu sei que bate a saudade e é pra isso que a internet, carros e telefones estão aqui. Bateu saudade? Liga, marca um encontro, manda um oi, mas sem aquele sermão clichê de "você sumiu da minha vida.", principalmente quando você sabe que quando você precisar aquela pessoa vai estar lá, nem você nem seu amigo precisa disso.

Hoje vamos agradecer. Mandar um obrigado imenso para todos aqueles que são amigos, não apenas colegas. Agradecer as amizades que estão em cada relacionamento, seja amigo, namorado, noiva, mãe, irmã, primo, chefe, não importa. Hoje é dia de agradecer e só, como disse, não há o que cobrar, nem presença, nem palavra, há apenas o que nos faz sentir gratos pela presença dessas pessoas em nossas vidas. Se não sabe bem como dizer, traz ele ou ela aqui. Marca no texto, manda o link, tira print, o que vale é a intenção.

Comente pelo Blog!