Últimos posts

Dia dos pais chegando, é aquele alvoroço, né? O comércio não para, vem aquele sentimento de obrigação de presentear, demonstrar amor, carinho e toda a sua gratidão pelo seu pai. Mas, será que ele age como um pai mesmo, ou é apenas um pai-de-selfie enquanto sua mãe se dobra e desdobra pra não te deixar faltar nem um pinguinho de amor?


Três anos. Esse foi o período que eu tive a presença física do meu. Pouco tempo, né? Mas eu agradeço por cada dia que passei com ele. Nesses três anos eu tenho certeza que ele me deu muito mais amor, presença, carinho e sentimento que muitas pessoas de 20 e poucos anos receberam, mesmo com seus pais ainda vivos. Eu sei que é especial dia dos pais, mas esse texto é para as mães. É para as mães solteiras que fazem papel duplo na vida dos filhos. É para as mães que foram abandonadas e mesmo assim dão 500% para dar tudo do melhor aos filhos. É para as mães que, de alguma forma, perderam o pai dos filhos e os assumiram mais forte e poderosa.

Só quem teve uma mãe solteira/viúva sabe a falta que a presença paterna faz. Mas não só isso, sabe também como um coração de mãe é especial e divino. Como elas são capazes de se transformar em tudo, em pai, amiga, médica, professora, até em mágica pra satisfazer as necessidades dos filhos e ver um sorriso no rosto deles.

O aborto paterno é tão comum que chega a doer. Crianças e adolescentes que crescem com apenas uma pensão e alguns presentes, sem saber o que é levar a bronca de um pai, o que é chegar e ganhar aquele abraço maravilhoso, o que é ter a companhia de um pai nas loucuras que a mãe nunca faria (uma montanha-russa alta demais, uma tirolesa ou uma corrida de kart, quem sabe?). Mas, infelizmente, muitos homens preferem abandonar a família que ele gerou para "curtir a vida", não acha que está pronto para enfrentar as responsabilidades como a mulher, mãe, é obrigada a fazer. Fugir das consequências para eles é mais fácil.

Acho horrível ver homens que largam a mãe e as crianças desamparadas sendo chamados de pai. Não, meu bem. Pai não é isso. Pai é o que aquela mãe, sozinha, se torna. Ela se vira e se revira para conquistar o mundo com o filho pequeno. Esse texto é para agradecer às mães que também são pais. Alguns chamam de "pães" mas eu prefiro chamar de heroína. Não apenas em casos de abandonos, afinal, a vida é cheia de surpresas, né? Qualquer coisa que faça uma criança crescer sem um pai traz essa consequência, faz a mãe dela virar uma super-humana.

Aos pais-de-selfie, minhas vaias. Às super-mães, minhas palmas.

27
Comente
Compartilhe

Comente pelo Facebook!

27 Comentários

  1. Adorei a expressão pai-de-selfie! haha
    Já vi muitos casos em que é bem assim mesmo, concordo com tudo que disse, pai não é aquele que aparece só por aparecer... Adorei o modo como você abordou este assunto nesta matéria! Nesses dia dos Pais, parabéns a todas as mamães, heroínas, guerreiras, que se desdobram para dar aos filhos aquilo que alguns "pais" não estão nem um pouco interessados em dar. Parabéns as mamães! Amei o post e o blog, tudo lindo por aqui, e com certeza voltarei mais vezes, beijos!
    www.blogueiraporimpulso.tk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha e não é exatamente assim? Vive a tirar foto com filho e os presentes que manda, mas trocar uma frauda, pagar um remédio ou mesmo só passar um dia brincando, isso não quer, né?
      Fico MUITO feliz que você tenha gostado do post e que tenha entendido a mensagem (fiquei com receio de alguém achar que to desmerecendo TODOS os pais, e não foi nada disso que quis dizer). Obrigada <3

      Excluir
  2. Respostas
    1. Obrigada Viviane :D Fico feliz que tenha gostado!

      Excluir
  3. Por muito tempo minha mãe sustentou a casa sozinha quando meu pai foi embora! Eu simplesmente tenho muito orgulho dela!
    Www.laysabraga.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas mães mereciam medalhas de honra por cada dia que se superaram pra nos dar o melhor do mundo. Dê um abraço e parabenize sua mãe por mim e pela equipe do Questõe de Opinião, por tudo que ela já conquistou <3

      Excluir
  4. Que texto maravilhoso! Apesar de não ter passado por situações parecidas, sinto que deve ser horrível não ter um pai presente.
    Parabéns pelo blog ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma experiência que eu não desejo a ninguém, Raquel. Acredito que toda criança deveria ser criada e crescer num ambiente familiar completo e cheio de amor, seja essa família como ela for :)

      Excluir
  5. Que texto maravilhoso! E tem homens que dão uns míseros trocados e ainda chamam de pensão. Viva às mulheres guerreiras que criam seus filhos, sem depender desses homens que nem devem ser chamados de pai.
    Bjs,
    http://contosdacabana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma salva de palmas a todas essas mulheres! Fico muito feliz que tenha gostado Cidália!

      Excluir
  6. Socorro, li esse texto muito emocionada <3 Eu tenho o meu pai e amo muito ele. Como diz o comentário da Ly Pavani, adorei a expressão que você usou "Pai-de-selfie" acho que foi muito bem usada. Adorei *-*
    http://www.horadaleituraa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju fico muito feliz que você tenha um pai que te ame e seja presente na sua vida. Infelizmente nem todos os homens tem esse caráter. Acredito que essa expressão é mais existente do que a gente gostaria :( mas é preciso mostrar e falar, né?
      Fico muito feliz que tenha gostado <3

      Excluir
  7. Que texto lindo <3 Fui deixada pelo meu pai quando tinha 1 ano porque ele achou muita responsabilidade ter um filho naquela idade e me emocionei com o seu texto. Eu agradeço muito pela mãe e família que Deus me deu que me ajudaram muito.

    http://sabiabia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor, de um abraço e um parabéns à sua mãe pela nossa Equipe! Sinto muito que você tenha passado por isso, mas feliz que tenha conseguido passar por todas as barreiras junto com a sua família!

      Excluir
  8. Muito lindo o texto!! Imagino o que você passou. Parabéns a sua mãe!! Ela é e sempre será uma guerreira!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foram altos e baixos na vida Raquel, mas minha mãe sempre foi minha heroína e fez de tudo pra dar o melhor para meus irmãos e eu. Ela é uma mulher incrível e maravilhosa, não tenho palavras pra expressar meu amor e orgulho. Obrigada <3

      Excluir
  9. Oi, Samantha! Tudo bem?
    Fiz um post falando sobre isso no meu Facebook e a Dani me mandou o link do seu para eu ler e dar minha opinião, rs. Eu super entendo o que você quis dizer com o texto mas, pra mim, uma mãe que cria o filho sozinha é "apenas" uma mãe. É uma mulher batalhadora, responsável, uma heroína (como você mesmo disse). Chamá-la de "pãe" ou falar que é "mãe e pai" é tão desmerecedor, não acha? Ela rala a vida toda pra depois falarem que ela foi "pãe". Não, ela é uma mãezona, uma mulher e tanto! Dar uma nomenclatura masculina para uma mulher (ainda mais uma foda como são as super mães!) desmerece toda a força dela.
    Espero que não entenda errado o que eu quis dizer com o meu comentário! Por muitos anos eu parabenizei minha mãe por ser "mãe e pai" e hoje enxergo esse outro lado.

    Beijos,
    www.destemidagarota.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mulher,li seu comentário e só posso dizer que eu nunca tinha pensado dessa forma antes. Vendo agora, além de desmerecer também vi um discurso machista nisso, uma vez que por a mãe ser fod* exercendo seu papel (e da outra parte) ela recebe o chamado "mãe e pai".
      Amei seu ponto de vista!
      Beijos

      Excluir
    2. Mulher,li seu comentário e só posso dizer que eu nunca tinha pensado dessa forma antes. Vendo agora, além de desmerecer também vi um discurso machista nisso, uma vez que por a mãe ser fod* exercendo seu papel (e da outra parte) ela recebe o chamado "mãe e pai".
      Amei seu ponto de vista!
      Beijos

      Excluir
    3. Também não havia pensado assim, Giovanna. É interessante pensar por esse lado também, mas penso que chamá-la "apenas" de mãe poderia levar à interpretação de que ela faz apenas o papel dela, sem suprir os dois, o que quis dizer com tudo isso (até como comentei, eu não sou adepta à nomenclatura pãe, mas já ouvi bastante rs) foi que elas fazem os dois papeis, mesmo sozinhas, são heroínas, super-mulheres, super tudo <3 Entendo o que você quis dizer, principalmente na questão de atribuirmos uma nomenclatura masculina às mães, e achei realmente interessante pensar assim. Muito obrigada pela contribuição, manterei ela em pensamento nos próximos textos (inclusive na mensagem que vou escrever à minha mãe no dia dos pais). Adorei ver esse outro lado que eu nunca tinha pensado.

      Beijoss

      Excluir
  10. Impossível não chorar, sério!
    Eu também tive apenas 3 anos com o meu pai, mas a decisão de ir embora não foi de Deus, foi dele. Ainda tenho um dos meus irmãos que conseguem aturar aquele homem que nunca nos deu o que era importante e nem se esforçou tanto para dar o básico do básico, a pensão.
    Eu não o considero pai de forma alguma, porque quando eu precisei e quando eu ainda preciso, é Nela que eu recorro. Isso mesmo, com N maiúsculo. Mãe é divindade pra mim. E a minha se desdobrou para me dar tudo o que eu precisava, satisfazer as minhas necessidades e vontades, as vezes tendo que ter mais de um emprego. Não há no mundo uma só pessoa que me convença que o homem que me deu a vida mereça algum reconhecimento. Pai não merece ser chamado de pai só porque deu a vida, pai merece ter esse título quando faz o seu papel, e isso a minha mãe fez bem. <3
    Adorei seu texto e, se me permite, gostaria de falar sobre o mesmo assunto em meu blog. Tu me a inspiração que eu precisava para começar o meu próprio post sobre o assunto, rs.

    Beijos,
    milenaschabat.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milena, primeiramente gostaria de dizer que eu sinto muitíssimo que você tenha passado por isso. Por favor, parabenize a sua mãe pela equipe Questões de Opinião, ela é uma mulher guerreira e muito incrível. Fico muito grata em saber que pude servir de inspiração, não vejo a hora de ler o teu texto sobre o assunto. Que você e sua família tenham sempre a força necessária para seguir ultrapassando os obstáculos da vida!

      Beijos e sucesso <3

      Excluir
  11. Que post perfeito!
    Há muitas mães por ai que merecem um prêmio por tanto amor e esforço que dedicam aos seus filhos.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elas são mulheres incríveis, que enchem de orgulho seus filhos e todos q as cercam!!
      Fico feliz que tenha gostado!!
      Beijos

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  12. Que lindo, o amor faz toda diferença.
    Cada pessoa tem um valor especial e quem se dedica de corpo e alma merece aplausos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amor é tudo na vida, né? Vamos sempre lembrar de demonstrar a gratidão a todos aqueles que nos amam e que amamos <3

      Excluir