Questões de Opinião: 10 Dicas Para Enfrentar a Ansiedade

10 Dicas Para Enfrentar a Ansiedade

Eu sou uma pessoa ansiosa por natureza, desde que me conheço por gente sofro por antecipação. Época cheia de compromissos, como provas na faculdade me deixam pior ainda. Felizmente, aprendi estratégias para ajudar a aliviar minha ansiedade quando estou sob pressão e, claro, vou compartilhar com você agora. 

Livros de Colorir

Pintura é uma forma de terapia alternativa para a sua mente. Livros para colorir (voltados para adultos) estiveram no auge nos últimos tempos, falei sobre a ajuda que eles me proporcionam mantendo focada e diminuindo os níveis de ansiedade nesse vídeo aqui. Acredite, é fácil se viciar neles!

Algumas recomendações (meus favoritos):
- Jardim Secreto
- Floresta Encantada
- Moda, Uma História Para Colorir

Chá de Ervas

Okay, assumo que relutei muito para assumir esse item, sou toda fresca no quesito "gosto" haha. Os chás provaram ser bastante eficazes para ajudar a aliviar o stress e ansiedade, especialmente à noite. Descobri que eles funcionam, aumentando a quantidade ácido gama-aminobutírico (nome difícil mesmo, eu sei), no cérebro, que ajuda a regular a atividade das células nervosas, aliviando a ansiedade. Existem sabores que acalmam mais, como o tão conhecido Chá de Camomila, mas como sou do contra, tomo de Morango mesmo haha
Claro que vale procurar por outros chás com funções específicas viu? Têm aqueles que funcionam bem em aliviar a ansiedade e também promover o sono, por isso, uma xícara de chá antes de dormir deve ser suficiente para ajudar a acalmar os nervos.

Um Ambiente Reconfortante

Vivo bagunçando tudo, mas fico extremamente incomodada quando estou num ambiente caótico - daqueles que você não faz ideia de por onde começar a arrumar. Eu não sei lidar quando olho em volta e tudo é apenas uma representação do meu poder de destruição por todos os lugares, (sim, realmente sou bagunceira além da cota de um ser normal). Mas essa é a Daniele e seu "Chiqueirinho particular"; Descubra o que funciona para você.
Minha situação ideal: minhas decorações em seus devidos lugares (adoro coisas fofas pela casa), roupas confortáveis (lê-se pijamas), flores frescas (amo!), organização ao menos visualmente aceitável e uma boa lista de reprodução do Spotify!
Aliás, quer que eu criei uma playlist pública e passe para você aqui no blog? Conta nos comentários!

Aplicativos de Celular

Aplicativos não substituem o atendimento médico, mas podem ser ferramentas para te auxiliar em situações de ansiedades diárias. Eles são especialmente úteis quando você não está em casa, e possivelmente lidar com a ansiedade em um aeroporto, avião, transportes públicos, etc.
Uma recomendação é o Flowy, que é um jogo desenhado para combater ataques de pânico, ansiedade e hiperventilação, e também vale conferir o Headspace, que oferece pequenas meditações guiadas, dependendo do seu humor.

Anote Tudo

Sabe aquela coisa de gente "velha" de andar com agenda e caneta na mão? Prazer, minha definição! Não saiu de casa sem algum bloco de nota, e isso sempre salva a pátria!
Aproveite sua agenda para abordar as razões que estão fazendo com que você se sinta estressado ou ansioso.
Eu prefiro fazer isso em forma de lista de itens a fazer, mas você também pode escrever tudo em texto mesmo.
Toda vez que tenho um pensamento preocupante de algo que eu preciso fazer (e não sei como efetivamente fazê-lo) , em vez de deixá-lo jogado em minha mente atrapalhando meu rendimento, eu anoto e vou atualizando com soluções plausíveis
durante o dia.
Além de me manter focada nos meus objetivos, têm sido uma ferramenta terapêutica para mim há anos, através do esclarecimento de meus pensamentos e ajudando-me sentir pelo menos um pouco realizada no final do dia.
Vale relembrar o que já contei aqui e também em vídeo que ajuda muito escrever seus pensamentos ou lista de tarefas na noite anterior para um sono mais tranquilo e um dia mais produtivo.

Sons Calmantes

Ambientes sempre desempenham um papel específico, isso é estudado até em marketing quando se faz levantamento de lojas para acolher melhor os clientes da marca.
Logo, podem desempenhar um papel enorme quando se trata de ansiedade. Relembre comigo como é o barulho do mar, ou daquela chuvinha dos dias em que o chocolate quente é seu melhor amigo. Não te remeteu a imagens boas e uma sensação gostosa? Essa é a ideia!
Dica: tem várias playlists desse estilo na aba "mood" do Spotify!

A Essência da Flores Naturais

Eu já citei ali em cima que flores fazem parte do que considero um ambiente ideial, certo? O cheiro delas colabora pra criação desse "lugar seguro".
Já fiz uma matéria aqui no blog contando sobre como as flores me fazem sorrir!
Essências florais são a base da medicina energética que visa harmonizar através de bem-estar emocional e espiritual.
Vale apostar em velas ou cheirinhos ambientes também, particularmente sou mais as plantas reais, o cheiro delas é mais harmonioso e menos forte que os cheiros reproduzidos.

Crie um "Lugar Feliz"

Seu lugar feliz refere-se a um estado de espírito, um lugar tranquilo você pode visualizar e se acalmar instantaneamente. Isso ajuda muito quando você está sentindo ansioso e/ou tentando dormir sem sucesso -a Sam já ensinou várias técnicas para solucionar sua insônia nessa postagem aqui.
Basta fechar os olhos e imaginar cada detalhe. Meu lugar feliz na realidade não é um lugar específico, é uma pessoa, a quem tenho como mãe. Sempre que falo com ela me acalmo, me sinto acolhida e abraçada. Por isso imagino estar sentada com ela em alguma sala, apenas batendo papo e falando sobre a vida. Isso sempre consegue me fazer sentir em paz e me distrair dos pensamentos negativos.

Ler um Livro

Auto-explicativo, mas um bom livro permite-lhe escapar do mundo real.
É uma ótima maneira de relaxar e reduzir os níveis de estresse, especialmente se é um livro realmente emocionante.


Depois de tantas idéias, vídeos e tentativas de te ajudar, eu adoraria saber, como você alivia a sua ansiedade?

2 comentários:

  1. Admito que para mim, só 3 coisas ajuda, COMER (kkkk, sim, comer), ouvir sons relaxantes e ler um bom livro.

    Amei as dicas!


    Beijos,
    Blog Gaby DahmerFanpageInstagramTwitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAh hahaha que bom q pelo menos vc já sabe o que te ajuda! Só lembra de ter cuidado com o que come pra não afetar sua saúde, viu?

      Beijão!

      Excluir