Últimos posts

Já falamos sobre os meses coloridos aqui no blog e com a chegada do novembro azul, que tal algumas dicas para aproveitar o tom também na decoração do seu lar?
O azul tem o poder de deixar os ambientes com um ar mais tranquilo e sereno, e, ao contrário do que algumas pessoas pensam, ele é bastante versátil.

Por que apostar no azul?
A cor transmite sensações como serenidade, tranquilidade e harmonia, e também costuma ser associado à espiritualidade e ao conhecimento.
Por isso, se você deseja deixar o seu lar mais calmo, aconchegante e cheio de vida, apostar nessa cor em paredes, objetos decorativos e até mesmo nos móveis é uma ótima ideia.
Como o azul é uma cor consideravelmente neutra, possibilita uma série de combinações e aplicações, e pode ser integrada a diferentes estilos de decoração – desde o moderno até o rústico, por exemplo.
Um bom guia geral é optar por tons mais escuros e fortes com o objetivo de deixar o ambiente mais alegre e, por outro lado, priorizar tons claros e fracos se a ideia é trazer as sensações de serenidade e romantismo para o cômodo.

Como decorar?
Não tem erro, seja usando como cor predominante ou apenas em detalhes, é possível criar uma decoração arrojada e personalizada para seu estilo!
E para provar isso, te damos sete sugestões de decoração para você se inspirar.

CINZA E AZUL
Essa é uma combinação tão clássica quanto eficiente, já que o cinza, por ser uma cor neutra, permite que você possa usar e abusar do azul para trazer mais vida e cor à decoração.
A dica mais certeira é utilizar o cinza como tom principal, nas paredes e em móveis, e o azul nos detalhes – cortinas, quadros, cadeiras, tapetes etc.
O principal efeito dessa combinação é a criação de ambientes que chamam a atenção pela sofisticação – ou seja, um visual perfeito para aplicar na sala de estar, por exemplo.

AZUL E BRANCO
Outra combinação bastante utilizada pela sua versatilidade é essa aposta.
Em um ambiente predominantemente branco, é possível criar uma decoração que transmita elegância e tranquilidade em um estilo náutico apenas com alguns objetos decorativos em azul (como quadros, almofadas e até cortinas).
Especialmente indicada para ambientes compactos, essa estratégia ajuda a aumentar a sensação de amplitude, pois faz parecer com que os ambientes são maiores.
Já se você desejar sair do básico, pode unir diferentes tons de azul (com uma parede em um tom escuro e itens decorativos em outro mais claro) sempre combinando com o branco, que é uma cor neutra. Assim você garante harmonia e pode arriscar mais na decoração.

AZUL E ROSA
Achou estranho? Então está na hora de rever alguns conceitos e aplicar novas ideias na decoração, porque a mistura de azul e rosa pode dar muito mais vida para o seu lar. 
Tanto é que essas duas são as cores do ano, escolhidas pela Pantone: os tons “Serenity Blue” e “Rose Quartz”.

No design dos ambientes, a mistura de tons escuros de azul e rosa transmitem uma sensação de animação e energia; já a união de tons vibrantes e claros transmitem romantismo, paz e calma. Portanto, independente do sentimento que você pretende criar com a decoração dos ambientes, a dobradinha azul + rosa pode sim ser aplicada sem problemas! Para completar, também vale agregar o branco nessa mistura, como em uma parede branca e móveis e objetos decorativos rosas e azuis.

AZUL E MARROM
Geralmente associada com um visual mais sério, a combinação de azul e marrom é bastante popular, já que o tom neutro (marrom) pode tanto ser o predominante em paredes, por exemplo, quanto estar presente em detalhes e elementos decorativos.

Mas claro que você pode brincar com essa ideia e reverter os papéis: uma parede com um tom escuro de azul combina muito bem com móveis e objetos decorativos em um tom caramelo, como na foto acima, transmitindo assim uma sensação de sofisticação que cai muito bem em ambientes como escritórios e salas de estudo/leitura.

AZUL E CORES VIBRANTES
Até aqui as dicas sempre envolveram o azul e mais um tom neutro (ok, nem tanto com o pink das fotos de exemplo, mas você entendeu), que ajuda a trazer equilíbrio e garantir que o ambiente não fique muito carregado ou colorido. Mas isso não é uma regra – quem disse que não dá para misturar o azul com cores vibrantes, como amarelo e laranja? Pode sim!

Especialmente no lar de quem procura criar um visual jovem, descolado e muito animado, essa tática de decoração é muito eficiente. Claro que é preciso ter cuidado para não deixar o cômodo sobrecarregado; a dica mais prática é utilizar o azul como cor principal e completar o ambiente com detalhes em laranja ou amarelo, como luminárias, almofadas, acessórios e até mesmo eletrodomésticos.

AZUL E VERMELHO
Essa combinação, quando em tons vibrantes e claros, compõe um ar moderno e urbano ou, então, pode trazer um visual náutico quando há a junção do branco a tons escuros, passando a sensação de harmonia e aconchego.

AZUL E MAIS AZUL
Não quer combinar cores e sim deixar o cômodo todo azul como o céu? Sem problemas! Para decorar uma sala monocromática toda em azul, por exemplo, você só precisa ter atenção para não deixar o ambiente exagerado. Aplique variações de tonalidades e, para evitar monotonia visual, aposte em itens brancos ou de madeira clara. E lembre-se que como o ambiente terá apenas variações de uma única cor, é preciso ser minimalista na escolha dos objetos decorativos.


Viu como decorar com azul pode algo ser prático, diversificado e cheio de estilo? Com essas dicas você aplicará essa cor no seu lar da melhor forma possível, garantindo muita beleza e harmonia.
Comenta aqui em baixo me contando quais seriam suas apostas preferidas com o azul!


Texto produzido por Tibério Construtora 
(e co-autoria minha)

2
Comente
Compartilhe

Comente pelo Facebook!

2 Comentários

  1. Não consegui decidir qual combinação de azul com outra cor gostei mais, porém, eu amo azul com cinza.


    Beijos,
    Blog Gaby DahmerFanpageInstagramTwitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, sou suspeita viu Gaby? Eu AMO azul, em todas as combinações! ahaha
      A minha casa é uma mistura de azul e branco :)

      Beijos

      Excluir