Últimos posts

Sempre falo sobre ansiedade porque sempre sofri com isso - em grau moderado, graças a Deus nada realmente crítico que dependesse de acompanhamento - e eu sei que pode ser uma condição difícil de entender se você não sofre com isso. Se você tem amigos ou membros da família que lidam com ansiedade eu espero que essas dicas de coisas extremamente simples possam te ajudar a auxiliá-los.


1. Pergunte como você pode ser útil.
Todo mundo lida com ataques de ansiedade de diferentes maneiras. Algumas pessoas querem ter espaço - sabe quando você só quer ficar sozinho? -, enquanto outros vão querer que você esteja por perto. A maneira mais fácil de ajudar alguém é perguntar o que realmente essa pessoa deseja. Mostre-se prestativo e pergunte o que deve fazer, de preferência sem ser incisivo, mas sim prestativo.

2. Seja compreensivo.
Dizer a alguém que você não entende por que eles estão tendo ansiedade ou fazê-los se sentir mal sobre isso  (frases típicas como 'mas têm tanta coisa mais importante' e  'para de ficar ansioso por isso')  definitivamente não serão a solução. Muitas pessoas não conseguem explicar por que os ataques de pânico acontecem, eles simplesmente entram em crise. Contanto que você aborde o assunto com zero julgamento e uma mente aberta, a pessoa se abrirá, estando mais disposta a explicar seus sentimentos para você.

3. Procure sinais.
A ansiedade de todos desenvolve-se de forma diferente, mas saber o que procurar quando um ataque está chegando é importante. Algumas pessoas têm dificuldade em respirar, ficam atordoadas ou ficam muito quietas. Uma vez que você sabe a ansiedade está sendo acionada, você pode ajudar mais rapidamente.

4. Encontrar atividades que podem distraí-los de sua ansiedade.
Tire o foco da ansiedade com outras atividades que a pessoa se sinta bem, como andar no parque, jogar video-games ou indo a uma livraria. Às vezes até mesmo apenas ter uma conversa sobre algo que amam é uma distração positiva.

5. Não faça uma cena.
Não importa se vocês estão sozinhos ou em público, ser dramático é a última coisa que uma pessoa precisa ao lidar com a ansiedade. Mantenha-se calmo e reconfortante, e não levante a voz ou fique muito agitado ao lidar com quem precisa de sua ajuda.

6. Ajude-o a permanecerem positivos.
Uma das coisas que identifiquei em mim e pessoas próximas é que não é raro que o ansioso se sinta desmotivado, acreditando que algo não dará certo ainda que não tenha nem começado. Sim, é uma fase difícil e é nessa hora que boas memórias e incentivos positivos são bem-vindos.

Sei que as dicas podem parecer 'banais', mas acredite: não são. Eu melhorei muito desde que aprendi a respirar melhor, sim, respirar fundo quando queria surtar! Parece bobo não é? Errado. Isso oxigena mais o cérebro, e além da maior calma consigo julgar com mais clareza. (Considere esse relato como uma dica bônus, que pode ser aplicada a outras pessoas)

Espero que essas dicas ajudem a você e também aos seus amigos próximos <3
Se gostou compartilha com todo mundo que precisa saber disso!
E não esquece de comentar me contando o que achou em?!

4
Comente
Compartilhe

Comente pelo Facebook!

4 Comentários

  1. Dani, eu sofro de ansiedade que nem tu, porém eu já fui de estado crítico, mas com os anos fui conseguindo lidar e manter mais calma, então estou bem moderada. Mas acredite, já fui de passar mal e desmaiar de tão ansiosa que ficava. Sabe aquela dor de barriga repentina? Era normal. Vomitar? Também. Era terrível e eu mal sabia que era por isso, só que me atacava os nervos. Hoje, que entendo melhor sobre o assunto, sei o que sempre tive e agradeço que a vida tenha me ajudado a manipular isso e diminuir essa tensão toda. Amei demais seu post, são dicas que ajudam muito, e até vou compartilhar, para quando eu estiver nesses momentos de crise, as pessoas possam contribuir com isso, de forma positiva. Pois não aguento mais algumas pessoas falarem que ansiedade não é nada, mal sabem eles que é uma doença.

    Beijos,
    Blog Gaby DahmerFanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gaby eu adoro o quanto a gente é parecida, e super me identifico com você em já ter passado por alguns momentos mais graves. Quando eu era mais nova e algo me deixava ansiosa (prova, apresentação de dança...) eu passava o dia todo com febre e ânsia, era péssimo.
      O que não falta é gente que não entende e fala sobre o assunto como se fosse dono da verdade né?!
      Fico MUITO feliz que você gostou tanto do post e compartilhou, obrigada por todo carinho! <3
      Um big beijo :*

      Excluir
  2. que importante esse post, gente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou e achou importante tanto quanto eu Isa!
      Beijos

      Excluir