Questões de Opinião: Sobre o livro Surpreendente!, de Maurício Gomyde

Sobre o livro Surpreendente!, de Maurício Gomyde

Olá!!! Como vão as coisas?

Hoje vim aqui te contar sobre um dos últimos livros que li: Surpreendente!, de Maurício Gomyde.

A sinopse é essa:

"Pedro Diniz tem um desafio e um problema pela frente.
O desafio: filmar um roteiro magnífico capaz de surpreender o público e conquistar o prêmio mais importante do cinema brasileiro.
O problema: não ter a menor ideia de como fazer isso.

Aos 25 anos, recém-formado, Pedro está convencido de que é um sujeito muito especial, que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa que o condenaria à cegueira, ele contraria a lógica da medicina quando a perda de sua visão estaciona de forma inexplicável. Enquanto comanda o último cineclube de São Paulo e trabalha em uma videolocadora na periferia, Pedro planeja seu próximo filme - a obra que vai consagrá-lo. E, para animar as coisas, conhece a intrigante Cristal, uma ruivinha decidida, garçonete e estudante de física nuclear, que mexe com seu coração.
A perspectiva idealista de Pedro, porém, sofre sérios abalos. Atormentado por um segredo, ele parte com os amigos Fit, Mayla e Cristal numa longa viagem até Pirenópolis, em Goiás, a bordo de um Opala envenenado. Com câmeras nas mãos e espírito de aventura, a equipe técnica improvisada está disposta a usar toda a sua criatividade na filmagem, feita na estrada ao sabor de encontros inesperados e de sentimentos imprevisíveis. E o jovem cineasta descobre que, quando o destino foge do script, nada supera o apoio de grandes amigos."

Pedro é um personagem extremamente forte e bem elaborado. Muito me agradou ler sua história. Ele chega a ser melancólico, mas isso nos faz sentir na alma o que ele está passando na trama, e é um ponto alto da escrita do autor. Os outros personagens me encantaram pela pureza que enxerguei neles e na forma como estiveram sempre ao lado do Pedro e tudo o que fizeram por ele. Cristal faz jus ao nome, pra mim é uma personagem de beleza singular. Ela nos surpreende a todo momento e com determinadas atitudes me fez pensar mais na vida. Gosto de livro que me faze refletir e que levo algo dele para minha vida e isso definitivamente aconteceu com Surpreendente!. Esse é um livro que me tocou muito. Na minha opinião ele fala sobre buscar os seus sonhos, sobre nunca desistir, sobre enfrentar o que a vida nos traz de cabeça erguida, e perceber que a gente sempre é capaz, basta querermos. Fala sobre o amor puro e lindo e sobre enfrentar os obstáculos da vida o tendo como força para tal.

A forma como o autor narra a história me fez viajar e eu não queria deixar de ler enquanto não acabasse. E que término! Tive uma ressaca literária daquelas! É uma história avassaladora, que mexeu com meus sentimentos. Aprendi muito com ela. Pedro é um exemplo, e digo que mesmo ele sendo um personagem de livro devemos nos inspirar nele, pois ganharemos muito com isso!

O que eu aprendi foi: a vida as vezes não nos permite escolhas, o que muda é a forma com que lidamos com que nos acontece.

É isso por hoje.
Fica aqui o Skoob do livro para que quiser.

E uma foto do meu exemplar! :)


Um grande beijo e até a próxima!!!

Gabi Barbosa


Nenhum comentário:

Postar um comentário