Questões de Opinião: Como Dormir Em Até 5 Passos

Como Dormir Em Até 5 Passos

Aí você chegou em casa depois daquele dia SUPER cansativo e só quer saber de dormir, mas seu cérebro resolve que não é hora de dormir e sim de pensar nas mil e uma coisas que, naquele momento, você só queria esquecer. Isso é bastante comum, acertei? Pois então vem com a gente que hoje é dia de você aprender como dormir (e dormir bem!) em até 5 passos.


1. Escolha uma música

E nem pense em por aquele rock paulera. Não. Agora é hora de descansar, então busque músicas relaxantes, sons ambientes, as de meditação também são boas escolhas. Vou deixar alguns links de sugestão para vocês de algumas que se encontram no youtube (tem até alguns vídeos com mais de 8 horas de sons para você usar!).

8 Horas De Música Relaxante Para Dormir
4 Horas De Sons Bineurais Relaxantes (se você dorme com fones de ouvido, é bem recomendado!)
2 Horas De Som De Chuva
1 Hora De Sons Da Natureza
56 Minutos De Relaxamento

Aqui tem alguns exemplos, mas se você buscar no youtube eu garanto que vai achar várias opções e vai poder escolher a que te faz sentir melhor!

2. Deite em uma posição confortável


Procure uma posição em que nenhuma parte do corpo sua sofra tensão, geralmente a mais recomendada é deitar retinho com as costas para baixo. Isso vai ajudar no próximo passo!

3. Relaxamento

Vou ensinar pra vocês uma técnica de relaxamento, no início muitos podem acabar dormindo no meio dele (já aconteceu muito comigo). Então é o seguinte, você vai fechar os olhos e fazer uma contagem bem lenta de 10 - 0. A cada número você irá focar sua mente em uma parte do corpo, seguindo o caminho:

10 - Cabeça
9 - Pescoço
8 - Ombros
7 - Braço esquerdo
6 - Braço direito
5 - Tórax
4 - Perna esquerda
3 - Perna direita
2 - Pé esquerdo
1 - Pé direito
0 - Respire.

Quando chegar no 5, você pode aproveitar e reparar como sua respiração estará mais lenta e profunda nesse estágio. A cada número você irá focar em relaxar aquela parte do corpo, não passe ao próximo se não estiver 100% relaxado, repita o número mentalmente quantas vezes forem preciso. Nesse processo uma coisa que me ajuda muito é imaginar uma cobertura brilhante passando pelo meu corpo conforme eu conto e sempre que ela passa aquela parte relaxa (sim, parece bobo mas dá super certo).

4. Lugar Feliz

Siiiiiim! Eu sei que você provavelmente já ouviu falar do lugar feliz, que cada um tem o seu e etc, mas vou explicar mesmo assim! Você vai pensar num lugar, ele pode ou não existir aqui fora, isso não tem importância. Dê preferência a um lugar calmo, pense em tudo nele. Nas luzes, nos cheiros, nos sons, nas cores, tudo que você puder. Enquanto estiver no seu lugar feliz, procure se focar na música que está tocando, isso te fará ter um foco relaxante e te impedirá de pensar em problemas e tudo o mais.

5. Respiração

Quinto passo e ainda não dormi! Como faz, Sam? Calma gente, dormir quando estamos com a mente a mil é um processo que demanda MUITA paciência e prática, por incrível que pareça. Agora se você não dormiu até este passo, vou te passar um que quando terminar você deve voltar ao 4º passo e ficar descansando por lá e não vai demorar pra dormir, tá?

Agora você vai focar na sua respiração e contar um processo de 7 a 10 ciclos (inspiração + expiração = 1 ciclo). Coloque a ponta da língua no céu da boca e abra ela um pouquinho. Inspire lenta e profundamente pelo nariz, segure cerca de 1 segundo. Solte o ar bem devagar pela boca, não force sua saída, deixe-o sair naturalmente. Fácil né?


Esse processo muitas vezes demanda prática, pois focar a mente em algo calmo, no início, pode ser bem difícil. Mas se você for praticando, fazendo isso toda noite, eu garanto que fica bem fácil. Se você conseguir chegar até seu lugar feliz sem dormir, você também pode usar essa técnica para se acalmar em momentos de muito estresse, como logo após uma briga. Se quiser, também pode adaptar para algo que seja mais você. Prefere fazer a respiração antes? Faça! Quer contar de outro jeito? Conte! O importante é que você tenha uma boa noite de sono e acorde com todo o gás no dia seguinte!

Então testem a técnica e depois venham aqui me contar tudo. Quero saber em que parte você dormiu, como é seu lugar feliz, o que você sentiu, como foi seu sono depois disso, que música usou. Me conta tudo!! E se você tem outra técnica, compartilha com a gente também, ela pode ajudar outras pessoas como essa me ajuda :D

12 comentários:

  1. Que dicas maravilhosas, esses dias mesmo tive uma insônia poderosa, rs. Amei essas dicas e vou por em prática pois a pior coisa é ter uma noite mal dormida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Noites mal dormidas acabam com a gente né? :/
      Coloca em prática sim e volta aqui nos contar quais dicas mais deram certo para você viu?
      Beijos

      Excluir
  2. Eu já vi essa da respiração, nunca fiz, é a mais estranha de todas, rsrs. Mas uma coisa que sei que realmente é bom é ouvir música.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As músicas que selecionei são próprias pra relaxamento. Eu não entendo muito sobre a parte física da respiração, tipo, o que acontece, mas acredito que a melhora na oxigenação ajude o cérebro a focar e ai sim descansar, será que é isso?

      Excluir
  3. Ameiii as dicas realmente tem dias que a gente ta muito cansada e nada do sono vim hahhaa da uma raiva kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É horrível e isso acaba estragando até o dia seguinte, já que não estamos descansadas direito :(

      Excluir
  4. Samantha que post legal... Sou muito ansiosa, faço tratamentos mas às vezes nem os remedinhos resolvem... Sem duvida vou favoritar para consultar os passos quando preciso! Amei demais!!!!
    Beijinhos... Au Revoir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero de verdade que te ajude! Às vezes não funciona de primeira porque nosso cérebro demora a conseguir focar no relaxamento, mas eu te garanto que com a prática vai ficando mais fácil e logo você dorme antes de chegar no 0. Depois vem me contar se deu certo e o que achou da tentativa?
      Beijinhos!

      Excluir
  5. Que legal essas dicas, musica sempre funciona comigo, gostei muito da opção de relaxamento parece muito legal quero testar..
    blog Manias de Kellen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Kellen! Que bom que gostou das dicas e que você já encontrou algo que funcione pra você! Se o relaxamento também te ajudar, volta aqui e me conta como foi, tá?
      Beijos!

      Excluir
  6. Adorei as dicas! as vezes sofro com a insônia! Vou testar ;)
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que adorou Jéssica!
      Testa sim e volta contar qual deu certo pra ti :)
      Beijos

      Excluir