Questões de Opinião: Você PRECISA Se Frustrar

Você PRECISA Se Frustrar


Entre conversas com minha mãe e aulas de psicologia na faculdade me prendi na ideia da necessidade das frustrações em nossas vidas. Parece estranho pensar assim, mas a questão é que as frustrações, as decepções são extremamente essenciais para que possamos continuar levantando dos nocautes da vida. Não, eu não estou dizendo que quero ser uma pessoa frustrada ou que nós deveríamos viver em mares de desilusões, mas apenas que de vez em quando, nós precisamos de um tombo ou outro.

Quando nós começamos a entender a necessidade desses desapontamentos tudo fica mais fácil de lidar. Não, não é nada fácil. Muito pelo contrário, é algo extremamente difícil - aparentemente impossível - principalmente quando estamos caídos sem enxergar sequer uma mão que nos ajude a levantar. Entretanto, é exatamente nessas horas que precisamos enxergar o invisível - são essas coisas que nos ajudam a fortalecer nosso psicológico.

Eu não quero que você pense que devemos ficar tomando os tapas, chutes e socos da vida sem reagir, apenas aceitando - é exatamente o contrário. Cada um desses golpes deve nos ensinar como nos defender deles mesmos. Eu espero de coração que você já tenha assistido O Rei Leão - se não assistiu vá assistir AGORA - e nele temos esse exato aprendizado com a própria história do Simba.
O passado pode machucar, mas como eu vejo é: você pode fugir dele ou aprender com ele. - Rafiki
Mais uma vantagem de se entender a necessidade de tomar uns caldos no mar da vida é que junto com esse conhecimento vem a coragem de arriscar e quem não arrisca, não petisca, não é mesmo? A partir do momento que temos a compreensão de que podemos sim nos machucar - e aprender com os machucados - mas sabemos também que se tudo der errado, pelo menos aprenderemos algo, nós tomamos aquele super fôlego e encaramos os desafios da vida de frente.

Essa reflexão acaba servindo para muitas coisas. Por exemplo, vamos nos arriscar num emprego novo. Se tudo der errado na entrevista, podemos tomar como lição as coisas que erramos naquele momento para que nas próximas oportunidades, nada disso se repita. Quando conseguimos compreender os erros de tudo que nos cerca, começamos a ter a percepção dos caminhos que podem dar certo ou não, começamos a ver com antecedência os prós e contras de uma forma muito mais clara e com muito mais sentido.

Com tudo o que digo aqui, quero dizer que não quero que você passe uma vida inteira de frustrações - longe de mim querer isso. Mas quero que você consiga entender que frustrações além de inevitáveis também são úteis. Quero que ao final deste texto, você tenha novos olhos para olhar para elas. Quero que no próximo soco - ou tapa, ou chute, ou rasteira - que a vida te der, você consiga encarar e tirar o melhor disso. Quero que você fuja de golpes por causa das decepções que você já passou e por tudo que já aprendeu. Quero que você seja tão forte quanto não imagina que é.

Um comentário: