Questões de Opinião: O Brasil Dos Memes Me Fez Alguém Melhor - Descubra O Porquê

O Brasil Dos Memes Me Fez Alguém Melhor - Descubra O Porquê


É plantão na globo? Meme. É presidente caindo? Meme. É destruição mundial? Meme. O brasileiro tem um dom tão especial de transformar tudo e qualquer coisa em memes que o BuzzFeed já fez inúmeras postagens sobre isso. Entretanto acho que o maior marco disso foi a guerra de memes Brasil x Portugual - logicamente com uma vitória disparada do BR. Mas o caso aqui é dizer como esse Brasil dos Memes me ajudou a me tornar uma pessoa melhor e mais feliz.

Pode parecer infantil, imaturo e tudo mais, mas a arte de transformar a desgraça em piada foi uma chave fundamental para a diminuição do meu sofrimento - fosse ele qual fosse. Não sei se é algo que está no sangue, se foi inspirado após alguns meses de twitter ou a quantidade de catástrofes que aconteceram e que foram transformadas em memes que me levaram a ser assim: uma pessoa que traz a graça da própria tragédia.

É, infelizmente não dá pra fazer piada com tudo. A gente começa rindo de um tropeção que tomamos no meio da rua e quando percebemos já conseguimos dar uma risadinha enquanto tomamos soro no hospital. Afinal de contas, a merda já está feita, então pra que sofrer mais? Bora dar risada.

Esse processo me ajudou não só a enfrentar os problemas de uma forma mais leve, mas também a me aceitar mais. Se eu já estou na pior, por que infernos eu deveria me preocupar em parecer a séria? Vou fazer o mínimo por mim mesma e dar risada, achar algo para brincar e deixar a situação menos pior.

Por vezes tento fazer isso pelos outros também e confesso que nem sempre dá tão certo. Pelo visto nem todo brasileiro tem o dom de rir da própria dor, mas acho que isso ainda pode (e deve) ser trabalhado.

Talvez eu esteja parecendo um pouco inconsequente, sem perceber que isso causaria uma falta de preocupação atrás da solução, mas não é isso. Rir da própria desgraça não é desistir de achar um jeito de escapar, mas sim uma forma de te fazer menos mal enquanto você não consegue enxergar a saída. É muitas vezes te trazer a calma que você precisa para poder ver que seus olhos estavam vendados e que o caminho é por outro lado.

Eu espero de coração que as pessoas possam tirar mais que risadas dessa época desgraçada do Brasil que enche a internet de memes. Eu espero de coração que as pessoas aprendam que não é porque você está no fundo do poço, que só lhe resta chorar até se afogar nas próprias lágrimas. Eu espero que as pessoas aprendam a tentar ver um pouco de graça, de alegria, de luz em tudo que acontece. Ver o lado positivo traz energias positivas e isso é essencial para mantermos a sanidade mental em meio à confusão mundial que nos rodeia.

2 comentários:

  1. HAHAHAH As vezes eu acho que o brasileiro fica imaginando situações e criando meme, porque quando a situação ocorrer o meme já ta pronto... Porque eles criam numa velocidade impressionante. Eu gostei do seu texto! É bem assim mesmo, temos que tirar mais humor das coisas, né? E o meme também é bom porque espalha conhecimento (de certa forma) pras pessoas. Por exemplo, tem gente que não se importa com politica e não se interessa mas como os memes tomam conta, já sabem que tem algo rolando. Acaba instigando a curiosidade e induzindo a pessoa a prourar! Hahahah e sem contar as risadas, né?

    Beijocas,
    Dossiê de Verão | Fanpage | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatooo hahaha Sou eternamente a favor dos memes pra tudo - já usei até em trabalho de faculdade e deu super certo hahaha. E realmente, ajuda a instigar a curiosidade, acaba dando aquela pesquisadinha e muda bastante coisa!!

      Obrigada pelo comentário <3 <3 Beijinhos!!

      Excluir