Últimos posts

Hoje é dia de contar sobre minha experiência pessoal como graduanda em Marketing pela FAPPES, e já começo adiantando que me surpreendi ao comprovar que eles cumprem o que prometem quando dizem ter um sistema inovador de ensino.

O ambiente
Sem contar com o fato de que a FAPPES fica localizada dentro do shopping (sim, é sério), o espaço como um todo é convidativo e intimista, além de ter wifi liberado para todos os alunos.

Se você gosta de usa o termo "selva de pedra" para se referir a SP, provavelmente vai pirar na decoração super industrial da instituição: as paredes são de concreto queimado, tudo bem urbano e descolado, o que chama a atenção pela irreverência.

E também vale contar sobre as salas temáticas né? A cada nova parceria com instituições estrangeiras as salas ganham o tema do local. 
Uma das salas que tenho aula, por exemplo, é a Nova York, com direito a Estátua da Liberdade na porta e vários prédios desenhados por toda parede interna. 
Enquanto não carimbo o passaporte, vou me empolgando com a sala temática mesmo! haha

A Didática
Já contei nesse vídeo aqui, mas vou explicar novamente: eles não seguem um sistema linear de ensino como os comuns as outras faculdades, em que cada aluno está matriculado no seu respectivo semestre e fará as matérias selecionadas para tal.


O sistema da FAPPES chama-se Blox, e é o aluno quem escolhe qual deseja cursar.
É como se cada Blox fosse uma matéria e você deve escolher qual deseja para cada dia da semana durante seus dois ciclos.


Os ciclos são basicamente dois bimestres, ao invés de fazer um único blox durante todo o semestre (totalizando 5 matérias por semestre), trabalhamos com 10 blox totais, com duração de aproximadamente dois meses e meio de duração.


Eu sei que parece meio confuso, mas na prática isso é o que sonhei a vida toda como instituição de ensino: você estará cursando o tema que escolheu, com outras pessoas que também tem o mesmo interesse que você e isso independe de semestre ou curso!
Meu maior medo era novamente sentir que eu poderia estar aproveitando melhor meu tempo do que ficar devaneando enquanto o professor falava em frente a turma, sem o sucesso em prender minha atenção. O que, por sinal, foi o que gerou o trancamento do meu último curso.


Como em qualquer instituição de ensino, cada professor segue o seu ideal sobre como ministrar a sala de aula, mas há um ponto primordial que reina em todos os Blox: o ensino é completamente dinâmico.


A FAPPES se orgulha em dizer que suas aulas vão muito além do professor entupir os alunos com conteúdo, e que tudo é voltado para a interação dos alunos.
E não falaram da boca para fora viu?

Não era propaganda enganosa ou forma de falar, a FAPPES de fato virou a pirâmide do ensino de cabeça para baixo: são raros os momentos em que não há interação entre alunos e professor.

As aulas geralmente são um misto entre o professor explicar o conteúdo e uma atividade relacionada que vale pontos na média final. Na maior parte das aulas que escolhi para esse ciclo dedicamos o tempo das atividades a estudar e/ou arquitetar cases de sucesso - bem voltado para esse lado empreendedor que reina inclusive nos temas dos blox.



Os Blox Que Escolhi
Você quem decide o que cursar, mas precisa se atentar a algo que euzinha aqui não comecei a fazer: qual área de conhecimento abrange o blox que você está cursando, pois é uma exigência do MEC (para reconhecer o curso e certificá-lo) que todos os alunos estejam nivelados (com ao menos 15% do curso dedicado) nas áreas de conhecimento: básico, técnico, quantitativo e complementar.

Como sou empolgada demais (ainda mais podendo escolher entre tanta coisa boa) selecionei meus blox desse ciclo sem nem cogitar quais áreas eram, e ironicamente, fui só nos temas complementares! haha Minha cara querer saber mais sobre temas fora da caixa, impossível não fazer isso! haha

Minhas aulas desse ciclo são: 
Segunda: Como ser gigante no mercado B2B (Business-to-Business)
Terça: Emprego ideal x Outplacement
Quarta: Como fazer consultoria empresarial na prática
Quinta: Design de negócios inovadores
Sexta: Mídia Training

Se você quiser, posso fazer uma matéria depois só contando sobre os blox que estudei, é só me contar nos comentários qual tema você quer ver por aqui!

A forma de avaliação
Quando chamo a FAPPES de diferentona na grande maioria do tempo quero dizer que é a instituição mais "pra frentex" que já vi!
Sempre insisti que uma única avaliação final não era suficiente para definir quem realmente assimilou ou não o conteúdo.

Eu sei que você - assim como eu - já cansou de ver o coleguinha que não é nada estudioso colando e se dando bem na prova, muitas vezes até mesmo melhor que você que estudou para estar lá!Isso sem contar que se toda a nota (ou a grande parte dela) é decidida em um único dia, não importa o quanto você seja um aluno dedicado, se te der um piriri no dia da prova já pode dar adeus para sua nota final.


As atividades realizadas em sala vão além de fixar o conteúdo dado, todas valem nota na média final e assim você (e os colegas de turma que geralmente fazem o trabalho em grupo contigo) vão abatendo pontos ao longo do ciclo.


Como falei no começo, cada professor têm autonomia para decidir como irá ministrar a sala, inclusive a forma de avaliação.
No ciclo que estou todos os professores separam parte da nota para atribuir na última aula, momento do "trabalho master". 

Me recuso a chamar de prova porque nem de longe segue o método convencional: discussão em sala em que o grupo faz o trabalho em conjunto, vídeo que deve ser entregue demonstrando aplicação prática dos conceitos, atividade em dupla com direito a consultar o caderno... migo, se você não for capaz de ter nota assim realmente a coisa tá feia em?!


Recapitulando
Blox: matéria que o aluno irá escolher para cursar;
Ciclo: são os "bimestres" FAPPES, ou seja, a divisão de tempo em que irá realizar seus 10 blox do "semestre".
Avaliação: toda atividade vale nota final, abatendo o valor de pontos da "atividade master" ministrada na última aula.

Porque eu gostei tanto?
Sei que já dei vários motivos, mas o ponto principal para mim é o quanto a FAPPES se debruça em pensar no futuro dos alunos, abordando temas bem diferentes e empreendedores, dando oportunidades para que estudante seja mais do que alguém com um diploma bonito na parede, sabe?!

Isso sem contar outras oportunidades bacanas como na graduação de Futuro Executivo, que é a graduação em Administração com um pacote de aulas de inglês, acompanhamento com coaching de carreira e um mês cursado no Canadá, é demais né?! (Sim, queria que meu curso também tivesse esses 'adendos' haha)


Você já conhecia a FAPPES? Gostou do método diferentão?
Comenta aqui que eu quero saber!


1
Comente
Compartilhe

Comente pelo Facebook!

Um Comentário

  1. Não acredito que não conhecia essa faculdade, queria estudar la❤️❤️❤️

    https://beattrizsiilva.wordpress.com/

    ResponderExcluir