Últimos posts

“Quem é você Alasca” é mais um livro de John Green, o escritor queridinho do momento. Ao contrário de A culpa é das estrelas, este não aborta nenhum tipo de doença física. Mas, talvez, aborde a doença mental, a bipolaridade, a depressão, o tédio e a falta de sentido que muitas vezes nos assombra.

Sei que esses podem parecer assuntos muito profundos e complicados mas John Green sabe como torná-los interessantes e fáceis, com o uso de sua tão conhecida linguagem informal, gírias e palavrões.


Miles, conhecido como Gordo, é um garoto anti-social, que está sempre entediado e de mal com a vida. Seu hobby é ler biografias e decorar as últimas palavras proferidas por aqueles que já se foram. Um dia, inspirado pelo poeta François Rabelais e suas últimas palavras, resolve que precisa mudar de vida e dar novo sentido a ela. Para isso, se matricula em um internato, onde tudo começa a mudar.
Nessa escola, ele conhece a excêntrica Alasca. A pergunta que dá título ao livro não é respondida mesmo quando se chega ao fim. Porém, algumas características da personagem ficam claras conforme a leitura: problemática, engraçada, inteligente, inconstante, melancólica, impulsiva, intensa e infeliz. Alasca está sempre tentando encontrar respostas. Seu desejo é sair do labirinto de sofrimento que é a vida.
Conversando sobre coisas profundas e outras nem tão profundas assim, entre cigarros, livros e reflexões, medos e sonhos, Miles, Alasca e Coronel, constroem uma forte amizade, relatada de forma honesta e real neste livro de John Green.


Aqui estão as últimas palavras de François Rabelais:
Saio em busca de um Grande Talvez. é por isso que estou indo embora. Para não ter de esperar a morte para procurar o Grande Talvez."



Resenha: Beatriz Amaral (colaboradora do blog)
Fotos: João Paulo Rosiscka

0
Comente
Compartilhe

Comente pelo Facebook!

Comente pelo Blog!