Últimos posts

Foto: ryanfriend.com
Hoje é o 201º dia do ano, faltam apenas 165 dias para o ano acabar e aposto que muitos ainda não conseguiram completar nem metade daquela listinha de ideais que fazem no réveillon. Talvez sejam pelas surpresas que a vida trouxe e que te impediu de conquistar tudo aquilo (mas te trouxe outras conquistas maravilhosas), talvez sejam pelas dúvidas que brotaram na sua cabeça, será que eu realmente ainda quero/preciso fazer isso?, ou talvez seja apenas pela própria irrealidade dos seus desejos. 

Hoje já passamos da metade do ano e eu tenho um convite a te fazer. Chegou a hora de mudar essa lista e, quem sabe, os seus próprios dias. Pegue sua listinha, olhe bem pra ela, pense e analise. Risque tudo que você já conquistou e se foque naquilo que você desejava mas ainda não realizou. Em cada item se permita perguntar algumas coisas. Você realmente quer aquilo? Você precisa de verdade disso? Conseguir alcançar esse objetivo depende única e exclusivamente de você? 

Vamos entender que uma lista de planos deve ser coerente com a sua vida e com a sua pessoa. Não adianta, por exemplo, você querer dar a louca e viajar de mochilão e caronas o Brasil inteiro se você é uma pessoa que preza o conforto de hotéis, teme a falta de planejamento ou sequer gosta de viajar. Colocar algo assim no seu objetivo só porque outras pessoas dizem ser bom, mesmo que isso não se adeque a você, é cilada!! Repense seus desejos, veja a pessoa que você se tornou com o passar desses dias e se questione se tudo aquilo realmente vale a pena para você.

Agora um novo convite, uma tentativa de se autoconhecer. Quando terminar esse parágrafo você vai fazer tudo que eu disse aqui, ok? Então lá vai: escolha um lugar calminho e fique em uma posição bem confortável, pode ser deitada, sentada, em pé, como você se sentir melhor. Se quiser feche os olhos, mas se preferir foque sua visão num local "limpo" (parede, teto, céu, etc). Agora pense em você, em tudo que você gosta de fazer, em toda a sua rotina, no seu corpo, na sua própria mente. Se coloque como uma outra pessoa e se conheça o máximo que puder. Faça uma mega descrição da pessoa que você é. Quando sentir que fez o máximo que pode, o resto vai ser bem mais fácil, tá? Faz isso e volta aqui pra gente conversar mais...

Terminou? Conseguiu? Agora você pode refazer toda a sua listinha de acordo com essa pessoa que você viu. Algumas coisas vão continuar iguais, outras podem mudar, mas te garanto que depois disso você vai ter um gás a mais pra ir atrás disso tudo. Relembrar todos esses aspectos também te faz lembrar a razão dos seus desejos e traz à tona sua força de vontade. Se você não sabe bem o que quer, o que precisa, vou deixar algumas dicas aqui pra te ajudar.

lista de ano novo 2016
Foto: kkkkkelsey.tumblr.com
  • Se divertir mais
Como você pode ver, não tem nada específico aqui. Se divertir é geral! Não importa o que você gosta de fazer, faça! Gosta de ler? Busque novos livros, novos blogs, jornais, revistas. Gosta de desenhar? Compra um material novo (nem precisa ser tão caro, se você não puder agora) e procura inspirações (tem vários sites pra te ajudar como o Pinterest, o DeviantArt, o Tumblr, alguns instagram's e páginas do Facebook). Gosta de dançar e tá sem grana pras aulas? Fecha seu quarto, coloca sua playlist favorita no último e extravasa, meu bem! Não importa o que seja: faça e sorria, gargalhe e o mais importante: se divirta!!
  • Ser gentil
Se você já pratica a gentileza no seu dia-a-dia, ótimo! Continue, aumente suas práticas! Se você não percebe isso, está na hora de perceber, de olhar para o outro e dar um sorriso e um bom dia, falar por favor e obrigado. Pegue aquelas chaves que o moço derrubou na rua, deixe o pedestre atravessar, o carro sair da garagem, faça uma graça para a criança na sua frente dar aquela risada gostosa. Ser gentil não nos custa absolutamente nada e a gentileza nossa de cada dia faz uma falta tremenda. Sorrir para o outro é uma das melhores formas de trazer mais luz ao mundo. Gentileza gera gentileza.
P.s.: Aqui você inclui ser gentil com você mesma, tá? Não vale nada ser gentil com os outros e uma megera consigo.
  • Deixar o orgulho de lado
Se quer saber, eu acredito que o orgulho seja uma das principais causas de relações finitas, sabia? Você deixa toda a saudade, toda a vontade de conversar, todo o seu sofrimento de lado, tudo para não dar um "oi" primeiro, tudo para não assumir o próprio erro, você sofre para manter o seu orgulho intacto. Será que já não está na hora de abaixar um pouco a cabeça e deixarem cutucar um pouco seu ego em prol de um relacionamento melhor? Como diria minha boa mãe, às vezes é melhor ser feliz do que ter razão.
  • Julgar menos
Sabe aquela garota nova que entrou no seu trabalho e que tem a maior cara de esnobe? Vai por mim, ela pode ser uma das melhores pessoas que você poderia conhecer. Tá que de vez em quando a gente acerta no julgamento, mas é muito melhor arriscar conhecer um pouquinho a pessoa. Já perdi a conta de quantas vezes quebrei a cara por julgar demais sem conhecer. Tanto por perder a chance de formar uma amizade maravilhosa quanto por confiar demais em quem eu pouco conhecia. A questão é que julgar sem conhecer (seja pro bem ou pro mal) pode acarretar em consequências nem tão boas, então que tal prestar atenção nisso?
  • Fazer mais o que eu gosto
Uma vez fiz a seguinte tabelinha: dividi uma folha sulfite em 4 e em cada quadrado fiz uma lista seguindo a seguinte ordem: coisas que gosto e faço, coisas que gosto e não faço, coisas que não gosto e faço e, por fim, coisas que não gosto e não faço. Para um pouquinho pra fazer isso e veja aquelas coisas que você faz e não gosta, se elas realmente são necessárias e tenta descobrir o porquê você não faz coisas que você gosta. A partir dessa lista você vai poder adequar seus dias para que eles sejam cada vez mais prazerosos. 
  • Reclamar menos
Não importa o quão perfeito seja nosso dia, a comida do almoço ou o filme do cinema, parece que sempre tem um ponto sobre o qual é indispensável fazer uma reclamação. A comida estava uma delícia, mas estava um pouco fria. O dia foi ótimo, mas que trânsito do cão! O filme foi maravilhoso, mas o ator poderia ter sido Fulano. A partir do momento em que você passa a prestar atenção nos pequenos defeitos, eles começam a se tornar ainda maiores que as próprias qualidades. Hello! Acorda, nada é perfeito e sempre vai ter algo para nos fazer reclamar, mas não vamos ceder à essa tentação. Vamos mudar nosso foco pras coisas boas e deixar nossa rotina mais bonita e agradável, ok?

Bom pessoal deixo vocês hoje, no 201º dia do ano com essa reflexão pra ajudar um pouco essa vida cada dia mais conturbada que a gente leva. Agora por que vocês não me contam sobre a lista de vocês? O que mudaram, o que continuou, o que acharam das dicas? Comenta aí =]




2 Comentários

  1. Seguindo essa receita com certeza a vida será mais fácil e mais gostosa... De uma mãe orgulhosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A melhor pessoa que poderia me ensinar a viver da melhor forma <3

      Excluir