Últimos posts

Mercado em crise, desemprego aumentando, dinheiro acabando e a gente tá como? TÁ LOUCO ATRÁS DE EMPREGO, NÉ? Então hoje eu vim aqui pra trazer algumas dicas sobre como montar o famigerado Currículo, aquele pedacinho de papel que pode ser a diferença entre a sua contratação e a do coleguinha. Então abaixa aí e saiba como fazer o currículo perfeito!


Tamanho Não É Documento

Ao contrário do que você pode estar pensando, um bom currículo não vai ter mais que duas páginas. Dificilmente ele vai passar de uma na verdade. Ele é um "documento" resumido e deve ser mantido assim, ninguém vai ter paciência de ler 10 folhas, quem quiser isso que procure o Lattes de algum professor universitário. A arte de fazer um currículo bom é saber comprimir as informações!

Tenha Ordem

É importante saber organizar tudo por ordem também! Tanto na questão das informações quanto na ordem de relevância em cada categoria. O ideal é fazer da seguinte forma:

  • Nome
  • Informações Pessoais
  • Objetivos (opcional)
  • Formação
  • Histórico Profissional
  • Informações Extras
E dentro de cada uma delas, colocar o mais relevante primeiro, fazer uma pirâmide invertida como em um jornal. Se, por exemplo, você tem um curso técnico e um superior, informe o superior antes do técnico. Se você acha que para o cargo desejado falar outra língua é mais importante que aquele curso de design que você fez, coloque isso antes (em informações extras). Entendeu?

Adeque Seu Currículo À Vaga

Pense na vaga que você está disputando. É algo que precisa de criatividade? É algo extremamente formal? Tente adequar o seu currículo especialmente àquela vaga. Tente mostrar suas qualidades necessárias para aquele emprego dentro do currículo. Um bom português, uma descontração na linguagem, uma inovação no design, tudo isso pode fazer aquela diferença que você precisa para ser contratado. 

Mostre Você

Além das suas informações, o seu currículo precisa ser a sua cara. A pessoa que está contratando precisa saber quem é você através daquele pedaço de papel, então faça algo que você olhe e saiba que está falando de você - e de mais ninguém. Pode fazer isso na escolha das cores, nas informações colocadas, no modo de escrever. O importante é a pessoa saber quem ela está "lendo".

Seja Perfeccionista

Mesmo que você não seja atento aos detalhes normalmente, tire um tempo para isso quando estiver finalizando seu currículo. Repare em tudo, deixe-o perfeito. Não deixe passar erros de português ou diferenças na formatação. Isso demonstrará cuidado e o contratante irá perceber sua vontade pela vaga ali, nos detalhes. Faça algo que você se orgulhe, que você olhe e diga: esse currículo é foda, é tão eu que eu quero casar com ele!

Ficando atento a cada uma dessas coisas você com certeza irá obter um currículo perfeito e que irá te render diversas entrevistas (lógico que você também precisa entregá-lo para que isso aconteça, né?). Não se deixe desanimar por não ter mil e uma especializações ou cursos, valorize as experiências que você possui e o que aprendeu com cada uma delas. Lembre-se também de se mostrar uma pessoa interessante na hora de entregar cada um deles, seja educado e simpático e assim você terá resultados ainda melhores. No mais, desejo muita boa sorte pra vocês na busca por um emprego!

2
Comente
Compartilhe

Comente pelo Facebook!

2 Comentários

  1. Dicas muito úteis e maravilhosas. Falando nisso, tenho que atualizar o meu currículo, rs.

    Beijos,
    Blog Gaby DahmerFanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado Gaby!!! Espero que as dicas te ajudem na hora de atualizar ele!!

      Beijos!

      Excluir