Últimos posts

Quantas vezes você limpa seus pincéis de maquiagem? E você sabe o por que precisa limpá-los?


Pincéis de maquiagem profissional são um investimento certo? E como qualquer outro investimento, queremos um (grande) retorno. Para ter certeza de que isso vai acontecer, você deve cuidar bem dos seus pincéis. Geralmente esquecemos desse 'detalhe'
A melhor coisa que você pode fazer é entrar em uma rotina de limpeza.
Você sabia que ao longo do tempo pincéis de maquiagem recolhem  maquiagem velha, óleos, sujeiras, bactérias e células mortas da pele? Eu sei, eca - eca - eca! 😖
Sim, isso pode ser facilmente transferido para a sua pele e esta, por sua vez, irá transferir para todos os outros pincéis de maquiagem que entrarem em contato, criando fungos  e contaminando todas as suas  maquiagens. O que também poderá causar infecções na pele. Infelizmente, os efeitos podem ser graves. 😰

 Você ainda não está convencida? Então olha só o caso da Jo: 
“A australiana, Jo Gilchrist de 27 anos, que foi internado no hospital Princesa Alexandra. Ela foi, infelizmente diagnosticado com MRSA. Jo teve dores nas costas graves que depois atacaram sua espinha. Ela, mais tarde, sentiu dormência nos braços e peito e foi induzida em coma. Quando acordou do coma, ela teve que enfrentar a notícia de que ela nunca poderia andar novamente.

Após inúmeras cirurgias e tratamentos, os médicos descobriram que tudo isso aconteceu devido à bactéria que foi encontrada em pincel de maquiagem. Ela foi infectada por meio de um picel da amiga que continha bactérias. As bactérias penetraram através de uma espinha no rosto dela e atacou sua espinha.

Os médicos disseram que ela teve muita sorte. Se as bactérias tivessem ido para seu cérebro, ela teria morrido. Se ele tinha atacado seus membros, ela teria sido amputada. Infelizmente, ela está atualmente vinculada a cadeira de rodas.”

Depois disso tudo, acho que você já acredita o quanto é necessário essa rotina de limpeza, certo?

Então quantas vezes eu tenho que limpar meus pincéis de maquiagem? 
Você precisa limpar seus pincéis de maquiagem quando usar em uma pessoa diferente - seja amiga ou cliente - e se você tem problemas de pele como acne e excesso de óleo você terá que limpar seus pincéis semanalmente, para evitar novas infecções de pele.
Se você usar líquidos e cremes em seus pincéis você tem que limpá-lo diariamente, imediatamente após o uso.

Como limpar:
Alguns de vocês podem ter ouvido falar de usar um xampu suave como o seu limpador de pincel. Isso é bom porque ele vai limpá-los e ser gentil com as cerdas, no entanto, não irá efetivamente desinfetá-las. 
O que aprendi na prática foi substituir o queridinho xampu Johnson's Baby - aquele amarelinho que eu sei que você usa - por Riohex.

O que é o Riohex?
O Riohex é um composto de Clorexidina, para limpeza de pincéis usamos a solução com 0,2% de concentração. A clorexidina é muito competente na assepsia da pele e na limpeza de instrumentos, sendo comumente usada em hospitais e indústria de alimentos em geral.

Como a Clorexidina age?
Essa substância liga-se à bactéria, eliminando-a do utensílio ou pele e atuando contra microorganismos.
Existem duas soluções de Clorexidina: com tensoativos e aquosa, sendo que esta primeira funciona como uma espécie de sabonete, necessitando portanto de um bom enxágüe.
É muito fácil de usar, basta molhar o pincel de maquiagem, aplicar a Clorexidina solução com tensoativos e fazer movimentos circulares. Depois, é só enxaguar bem.
Eu coloco a solução aquosa num vidrinho de spray e dou algumas  borrifadas, após coloco em cima de uma toalha limpa (e seca)  e  deixo secando naturalmente.

Quando o Pincel está com muita base ou corretivo eu lavo antes com detergente neutro e após repito o processo de lavagem com Riohex.

E os limpadores de pincéis, não são suficientes?
Eu os uso também, mass para tirar o excesso da sombra, base, corretivo,... Ali na hora do uso memso. Depois borá dar banhinho nos pinceis corretamente. Combinado?

Essa super dica foi dada pela minha querida amiga e maquiadora Rosi Ribeiro! Quem vai por em prática já?!

Para saber mais sobre a Rosi, o site dela é esse aqui. 💕

2
Comente
Compartilhe

Comente pelo Facebook!

2 Comentários

  1. Droga, só porque eu usava um sabonete líquido. Agora já sei que não adianta muito. Fiquei chocada com a história da moça, me preocupei muito. Não sabia que poderia ser tão grave assim. Falando em limpar pincéis, não limpo os meus faz um mês.

    Beijos,
    Blog Gaby DahmerFanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou confessar que o que eu mais usava eram produtos de limpeza daqueles que você só borrifa e deixa secar, e quando muito sujos uso shampoo de criança para lavá-los. Mas quando a Rosi me contou tudo isso eu tive um piripaque e aprendi a deixar a preguiça de lado haha

      Beijos

      Excluir