Últimos posts

Oi, gente!

Cuidar da nossa saúde mental não deveria fazer parte das promessas de começo de ano, mas uma rotina. Frequentemente deixamos de lado a atenção à nossa mente por preconceitos em torno dos distúrbios mentais, como depressão, bipolaridade e transtorno de ansiedade. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 1 em cada 4 pessoas sofrerá com alguma condição do tipo ao longo da vida, ou seja, essas pessoas fazem muito mais parte do nosso cotidiano do que imaginamos.

Mas como podemos cuidar de nossas mentes de forma eficaz? Não há como evitar que fiquemos doentes ou tristes, mas conhecendo melhor quem somos, o que pensamos e como o fazemos já é um caminho.

Converse com sua médica (o)
Um passo importante, e talvez o primeiro a ser dado, é encontrar um profissional. Peça indicação de profissionais para seus colegas e conhecidos e vá sem preconceitos: todo mundo tem problemas com a família, trabalho, crushes, etc. Existem vários tipos de terapia, que você encontra facilmente no Google. Conversar com uma profissional da área da saúde pode te ajudar a entender e escolher o que funciona melhor para você.

Faça exercícios físicos
Não precisa virar musa fitness, seguir a Pugliese ou mesmo pisar em uma academia. Você pode caminhar no final da tarde (tente sem fones de ouvido), andar de bicicleta na Paulista aos domingos (o aluguel é de graça), dar uma voltinha em parques e até mesmo levar seu cachorro pra passear. Aproveite o sol na cara e o ventinho fresco para relaxar a mente. Quando fazemos algum exercício, nosso corpo libera hormônios que melhoram nosso humor, o que pode ser bem útil quando estamos naqueles momentos difíceis.

Chore
Deu vontade? Chore. Um estudo da Universidade de Tilburg, na Holanda, mostrou que, após chorar, as pessoas tendem a se sentir melhor do que antes das lágrimas começarem a cair. Além disso, ajuda o corpo a acalmar, diminuindo a temperatura e a pressão sanguínea. Além disso, ao expressarmos nossos sentimentos, deixamos as pessoas mais próximas a par do que estamos passando, abrindo espaço para ajuda.

Faça meditação
No YouTube você encontra vários tipos de meditação guiada. Se não gostar de alguém falando na sua orelha, opte pelas trilhas sonoras relaxantes que você também encontra facilmente na plataforma. Aqui, o que importa a concentração na sua respiração e relaxamento. Gosto de fazer antes de dormir, já deitada na cama, pra embalar um sono gostoso.

Deixe o celular um pouquinho de lado
Acredite, sei como é difícil... A verdade é que às vezes preciso realmente me forçar a deixar o celular longe. Também adotei outra técnica este ano: como forte usuária do Instagram, fiz a limpa nos perfis que seguia, com foco naqueles que me faziam sentir mal comigo mesma. Deu certo! Minha mente relaxou principalmente quando o assunto é olhar no espelho. Faça esse favor a si mesmx!

E aí, gostaram? Sei que as dicas não são novidade para você, mas a grande diferença está em colocá-las na prática. Tem dias que não queremos sair da cama, mas garanto que quanto menos você pensar, mais fácil será fazer tudo isso. De pouquinho em pouquinho, conseguimos realizar mudanças significativas e positivas em nossas vidas, e você merece isso. Então abaixe esse celular e vá dar uma volta no quarteirão!

Você pode e você consegue!

0
Comente
Compartilhe

Comente pelo Facebook!

Comente pelo Blog!