Questões de Opinião: Retrospectiva do Meu 2015 - O MELHOR Ano da Minha Vida!


Retrospectiva do Meu 2015 - O MELHOR Ano da Minha Vida!

Acho que se fosse necessário resumir meu ano em uma única paralavra, provavelmente ela seria "Mudanças". Posso afirmar, sem sombra de dúvidas, que 2015 foi o ano mais louco de toda minha vida. Tentando pensar em tudo que aconteceu ao longo desses 365 dias, fico me questionando como coube tantas inovações em tão pouco tempo. E muito além disso, me questiono como foi possível tamanha evolução pessoal como a que sinto, com muito orgulho, hoje.

O ano iniciou de forma bem típica, ainda cursando a faculdade de Direito e morando no interior (Assis - SP).
Ainda nos primeiros meses isso começou a mudar. Graças ao Blog recebi um espaço na TV local, um canal fechado da TV a cabo da cidade. E passei a transformar o conteúdo do blog em um programa na TV. E isso fez de mim uma pioneira na cidade na questão de um programa voltado para o público feminino e jovem.

Por causa do Programa, precisei fazer uma série de investimentos (financeiros e de tempo), pois todos equipamentos, roteiros, entrevistas e edições eram por minha conta, a TV só fazia o papel de retransmir o conteúdo entregue, já pronto e finalizado. 
No início isso foi uma brincadeira para mim, nada além de um hobby divertido que eu passei a amar, a cada dia mais.

O programa teve duração de 6 meses, e no decorrer desse primeiro semestre muita coisa aconteceu. Desde os canais concorrentes da cidade convidarem outras blogueiras para iniciarem programas do mesmo seguimento até meu questionamento pessoal se a formação em Direito era o que me faria feliz para a vida toda ou se eu realmente queria que o hobby de toda uma vida (esse blog) e sua adaptação (o programa de mesmo nome) se tornassem minha profissão. 

Contei mais sobre minhas estréia na TV e tudo o que sentia nessa época nessa postagem aqui.

Decidi procurar mais sobre esse universo, afinal, o que mais existe hoje em dia é blogueiras, youtubers e apresentadoras que são famosas e têm seu espaço em uma "elite" a parte da sociedade. E fiquei sinceramente com medo de estar confusa e me arrepender da escolha se não estudasse exatamente como agiria antes de mudar completamente os rumos da minha vida. Tinha medo de estar de volta ao mês de janeiro de 2011, época em que iniciei esse blog com esse texto sobre a vontade de me destacar na multidão.

Com muito estudo do caso "Direito x Blog/TV" resolvi que não era coisa da minha cabeça, nada do tão famoso "fogo de palha" sabe?! Era real, era o que eu queria de verdade.
Na mesma época encarei diversos sentimentos na minha vida pessoal: uma micro cirurgia no útero, divórcio conturbado dos meus pais, participação em um evento de empreendedorismo... O ano parecia infinito por se "arrastar" lentamente.

Graças a Santa Internet (com direito a letra maiúscula porque sim! Haha) uma das minhas pesquisas sobre "o que fazer da minha vida" me levou ao site do Senac. Lá eu conheci o primeiro curso de apresentadora de TV, em São Paulo capital.

O tempo era de curta duração, apenas dois meses, o investimento cabia no bolso e ainda que não fosse profissionalizante, seriaa uma base do que realmente é a profissão, ou seja, era através dele que eu descobriria se estava no caminho certo. Com muita fé e apoio das pessoas que amo, iniciei esse curso ainda conciliando a vida que eu já levava.




Me d-e-s-c-o-b-r-i!
Foi com base nesse curso que TODOS os meus conceitos e metas de vida mudaram. E sinceramente acho que todo mundo merece passar por uma experiência de auto descoberta como a minha. Passei a ter certeza que o universo deu inúmeras voltas para que eu pudesse estar no lugar certo na hora certa. 

Ao longo do curso descobri que era possível me tornar apresentadora com um curso profissionalizante, de maior duração e que através dele seria possível ter a DRT, que é um documento em que o Ministério de Trabalho diz que você é apto a trabalhar na área.  Desejei realizar o curso com todas as minhas forças, e depois de quase enfartar meu pai ao decidir trancar a matrícula de Direito (no terceiro ano) para dar continuidade a esse sonho, consegui me matricular e no meio do ano me mudei, oficialmente, para São Paulo Capital - que também sempre pareceu um sonho bem distante até então.

Simultaneamente a minha mudança para São Paulo muita coisa boa aconteceu: passei uma semana no Rio de Janeiro fazendo figuração em novelas da Rede Globo e decidi, sem dúvidas, que não desejo ser atriz, que a experiência foi super valida e incrível (apareci nas novelas da Rede Globo, gente!), mas que realmente queria ser apresentadora de TV.
Graças a uma amiga produtora que conheci no primeiro curso, apareci como "apresentadora" pela primeira vez na TV aberta, no canal Gazeta em um drops que gravei (com outra amiga de sala) para o Programa Eu Nunca;
Com uma parceira em Assis idealizei o evento Mais Mulher, voltado ao empoderismo feminino (e realizado com sucesso como vocês podem conferir nessa matéria aqui)...
Tudo parecia estar se encaixando e eu via, pela primeira vez na vida, como o universo pode conspirar ao nosso favor quando pedimos com fé e agradecemos com o coração.

A chegada definitiva em São Paulo ocorreu no início desse semestre, quando entrei no curso profissionalizante de Apresentador de Tv, que teve duração de 6 meses de corridos. Mais longo e de maior investimento financeiro, emocional, e de tempo.
Conheci mais pessoas que ao longo do caminho se tornaram verdadeiramente importante na minha vida, e das quais hoje eu não abro mão.
Óbvio que passei por muitos perrengues, principalmente no quesito "morar em pensionatos" que posso afirmar que não entram na lista de "boas experiências", mas que não vem ao caso citar.
Além disso aprendi na prática o quanto a saudade de casa aperta o peito e faz com que qualquer final de semana junto das pessoas que amo seja maravilhoso, sentimentos que sinceramente não existiam na minha vida anteriormente.

 

Eu cresci e o blog também! Teve até mudança de layout para acompanhar os novos caminhos que eu desejava seguir, e as mudanças relacionadas ao blog foram realmente incríveis. Tive a honra de ser uma das 100 selecionas para o Concurso We Love Fashion Blogs 3, o maior concurso de blogueiras do Brasil, e só o fato de ver minha foto naquele site me fez chorar-gritar-pular tudo ao mesmo tempo. Outros ganhos também estiveram relacionados ao blog: fui uma das pré selecionadas para sair na Revista Glamour de Novembro; recebi o primeiro press kit da vida e também fui paga por um publieditorial pela primeira vez; e melhor que isso, assinei com uma marca que admiro e já trabalhava para ser a "Cara" da marca, tenho muito que agradecer a Natália, dona do Atelier Cherry Pop por confiar tanto em mim.

Participei de eventos que me orgulho, como as feiras de beleza (Beauty Fair e Hair Brasil) e os desfiles de moda (Casa dos Criadores e SPFW), que só consegui entrar e me apresentar para empresas e pessoas que admiro através meu trabalho no Blog.
Até colocar meu lado empreendedor em prática novamente e realizar o Evento de Youtubers, que aconteceu recentemente em parceria com marcas que admiro e sou muito grata pela confiança no meu trabalho tive a oportunidade de realizar antes que o ano acabasse (tudo o que rolou no Evento você confere aqui).

Em São Paulo o tempo não para, tudo é frenético e acelerado, amo muito isso!
Todas as aulas foram práticas e em estúdio, sendo cada uma de aprendizado absurdo e tendo sido dada uma vez, não se repetia, por isso (e pelo alto investimento) eu me recusava a faltar – só perdi aula em dia de evento e quando dirigi sozinha por uma enchente (e quase morri de medo).
Posso dizer que muito além das pessoas e experiências proporcionadas pelas minhas andanças nos corredores (e salas de aula) do Senac, tive algumas honras proporcionadas pelo curso, como entrevistar a Maria Cândida (pessoa que têm um conhecimento gigantesco na área) e a visita aos estúdios da Rede Record – nessa primeira foto aí de cima, meu estômago estava cheio de borboletas.

Para não ter dúvidas de que a correria me faz bem, resolvi intensificar a minha rotina: as postagens aqui no Blog ocorrem quatro vezes na semana (sendo segunda, quarta e sexta-feira escritas por mim e todas as quintas-feiras escritas pela Gabi Barbosa; isso fora as matérias quinzenais da Dani Rubim, dona do Canal Geek Tutoriais, sobre DIY); criei o Canal Mais Mulher no Youtube em parceria com o Rafael Gil (meu fotógrafo/editor/amigo); passei a postar semanalmente no Canal Questões de Opinião (se você me acompanha lá juro que em 2016 vai ter vídeos sempre); viajei muito mais (aprendi a dirigir por horas na estrada – e a amar fazer isso!)...

Algumas pessoas permanecem de forma mais vívida e íntegra, fazendo parte do dia-a-dia; outras estão lá, nos contatos do celular e trocamos algumas mensagens, mas sei que a distância não muda nada; algumas o tempo se encarregou de distanciar... Aprendi tantas coisas e passei a ver a vida de uma forma diferente desde os últimos meses, hoje me sinto completa sendo “apenas eu”. Tenho certeza, que os ciclos da vida que comentei nesse texto aqui (que por sinal é um dos que mais me define hoje) rodaram para que eu pudesse estar onde estou, com a cabeça que tenho hoje, cercada com quem deve estar ao meu lado.

Posso garantir que ao longo desses 365 dias fiz tudo o que estava ao meu alcance para ser uma pessoa melhor e melhorar os dias de quem estava próximo a mim (e também o seu, que acompanha meu trabalho). Tenho uma certa “política de vida” de que todos têm problemas e que independente do que aconteça no meu dia, um sorriso pode sim melhorar o dia do outro e que todos os dias deve-se agradecer por estar vivo.


Gente, tentei meeeesmo resumir tantas experiências, mas ainda assim virou textão! haha 
Desculpa por essa big retrospectiva, meus sinceros agradecimentos por me acompanhar e ler todo esse texto <3
Que 2016 seja maravilhoso e cheio de conquistas para todos nós! :)

2 comentários:

  1. Dani, adorei sua retrospetiva, ficou show, parabéns,parabéns também por conseguir tantas coisas boas nesse ano, como já falei obrigado por tudo que me ofereceu também, estou ansioso para ver tudo que 2016, vai nos oferecer, falando nisso desejo tudo de bom para você em 2016, que você possa realizar tudo que quiser, e continue bombando com seu blog e seus vídeos que adoro acompanhar ambos, continue sempre com esse maravilhoso trabalho, e que também possamos fazer "bilhões" de ensaios fotográficos HuashuasHuas.

    ResponderExcluir
  2. Oi Dani :)
    Feliz ano novo para você!
    Que coisa boa ver que pudemos fazer parte de um ano tão lindo assim. Foi uma honra e grande felicidade contar com você no nosso concurso. Sem você ele não seria a mesma coisa ;)
    Ah, já viu o vídeo que fizemos contando um pouco dele? www.youtube.com/petitejolieoficial.

    Te desejamos todo o sucesso do mundo e que seu blog continue a ser assim lindo <3

    Um beijo,
    Equipe Petite Jolie
    www.facebook.com/EuCurtoPetiteJolie

    ResponderExcluir