Últimos posts


Primeiramente, um oi para todos vocês, professores. Hoje ainda não é o dia dos professores, mas vim aqui escrever uma breve carta para vocês que têm toda essa paciência, amor e carinho ao continuarem atuando nessa profissão tão bela. Não é uma carta apenas para os meus professores, esses que passaram na minha vida em algum momento, mas sim para todos que se aventuram numa sala de aula cheia de carinhas desaprendidas. 

Antes de mais nada, quero dizer que desde pirralhinha sempre fui ensinada a ter o maior respeito por vocês. Minha mãe fez questão de ensinar a mim e aos meus irmãos a importância dessa profissão que perdura durante todas as nossas vidas. Por alguns anos acabei tendo muito mais contato com meus professores do que com aqueles com quem dividia a sala de aula. Culpa da minha admiração por vocês, eu acho, ou foi só a sorte de ter encontrado muitos professores maravilhosos no decorrer do tempo.

Fazendo parte desta parcela da população que ainda admira vocês e todo o seu conhecimento, gostaria de dizer que sinto muito. Sinto muito ao ver alunos que desprezam tão intensamente a chance de aprender, que vos desrespeitam e chegam inclusive a agredí-los física e verbalmente. Sinto muito por vocês não terem toda a apreciação merecida, por se dedicarem tanto e serem tão pouco reconhecidos. Sinto muito pelos diversos ambientes de trabalho onde nem mesmo seus superiores os respeitam, onde não há quem reconheça tudo o que vocês têm a oferecer. Sinto muito pelas famílias que empurram as crianças a vocês como se fosse obrigação da escola (professores) dar boas maneiras às crianças. Sinto muito por tantos valores perdidos. Por tantos limites impostos. Por tanto sofrimento passado por vocês.

Quero também agradecer. Agradecer a cada dia de estudo, de preparação, de trabalho de vocês. Agradecer pelo empenho e pela esperança que vocês tem de ainda encontrar uma sala de aula onde realmente possam ver alunos sedentos por conhecimento. Agradecer por aguentarem familiares e superiores pisando em vocês como se toda a culpa do mundo fosse sua, apenas sua. Agradecer pelo carinho, pelo amor que vocês tem com nós. Sejam os professores mais "paizão" e "mãezona" que encontramos ou os mais amigos ou mesmo os que preferem manter a distância entre aluno/professor, sei que todos vocês passam muitas horas além das comerciais se preparando para uma única aula, sem falar nas provas a serem preparadas e corrigidas. Agradecer por cada barra que vocês passam e continuam firmes por nós, alunos (ou pra pagar as contas da casa).

Eu espero, de coração, que essa pequena carta possa ajudá-los a ver que, mesmo que sejamos poucos, ainda existem alunos que reconhecem e admiram seus trabalhos. Que entendem que ser professor é muito mais do que ler slides na frente dos alunos, ser professor é se entregar de corpo, alma e coração para grupos de pessoas desconhecidos, é acreditar num mundo melhor e querer fazer parte disso, é ser um herói na vida de todos nós que só crescemos graças ao trabalho de vocês. É ter a cara e a coragem para enfrentar péssimos locais de trabalho e péssimas pessoas ao redor por causa dos alunos que estão ali. É saber que não vai ser nada fácil e mesmo assim continuar na luta diária. É acreditar e nos fazer acreditar. Ser professor é escolher um árduo caminho pela crença da mudança. É querer mudar o mundo e conseguir. É ficar na memória e no coração do maternal ao doutorado.

Samantha Verhaeg

Um Comentário

  1. Acho que professor é quase um pai, é aquele a que nos ensina a ser gente, a ter um futuro, a sermos mais humanos. Queria tanto que eles pudessem ser mais valorizados. Mas, difícil querer isso num país onde a educação não é nada, onde ser burro e analfabeto é melhor, assim são mais fáceis de serem corrompíveis e manipulados.

    Eu dou graças aos meus queridos professores, principalmente, aqueles que me incentivaram e não me abandonaram, que tiveram uma paciência imensa comigo. Ainda mais os de matemática, kkkk.

    Beijos,
    Blog Gaby DahmerFanpageInstagramTwitter

    ResponderExcluir