Últimos posts

Olá galera, a postagem de hoje é a continuação das Dicas sobre Morar Sozinha (link aqui) e espero que elas ajudem a vocês na "sobrevivência" fora da casa dos pais.


  1. Não tenha vergonha de errar.
Já contei que me mudei sem saber nada e sou um desastre em pessoa?
 Não ter medo de errar é pré requesito de todos, não só de quem decide morar sozinho. Ok, sabemos que é tudo muito clichê e que você já está cansado de ouvir isso, mas não é clichê a toa viu?! Errar é parte da vida e é graças a estes erros que aprendemos e crescemos.
Quer um exemplo prático? A sua comida fica muito melhor com o passar do tempo e sem os erros na quantidade/falta de tempero.

  1. Tenha um caderninho sempre à mão.
Pode ser uma agenda básica ou um caderno customizado, ele serve para tudo: anotar costumes locais (o sotaque e as gírias podem variar), novas receitas, telefones de deliverys, endereços dos amigos, dicas que você ache úteis para o dia a dia...tudo é válido e ajuda!

  1. Resolva o que estiver ao seu alcance.
Não ligue para seus pais na primeira crise de “o que eu faço agora?” (que provavelmente vai ser 5 minutos depois que você fechar a porta da casa e se ver sozinha).  Faça um esforço e tente solucionar tudo da melhor maneira possível. Se for algo “bobo” que tenha várias respostas no Google, recorra a esse recurso sem medo (as maravilhas da internet no dia a dia).
 Pode acreditar: seus pais ficarão orgulhos de ver que você conseguiu solucionar tudo.

  1. Em caso de verdadeiros apuros, não hesite e ligue para seus pais.
Se nada da dica anterior for suficiente, e você não ver soluções que estejam ao seu alcance, então pode ligar e pedir conselhos, eles são seus pais e desejam o melhor para você. Só não vale gastar horrores no telefone por coisas bobas, para as conversas “não essenciais” (e sem hora para acabar) use o chat do Facebook e o Skype que não terão valores adicionais na sua conta.

  1. Tenha paciência para se enturmar...
Nos primeiros meses é normal sentir falta de todos que estavam ao seu redor e querer seus amigos “de volta” na sua vida. Saber que não vai tê-los ao seu lado (fisicamente falando) dói e saber que não tem novos amigos, dói ainda mais. Para muitas pessoas é difícil se enturmar rapidamente, seja por não gostar de ir às festas (onde a interação seria diferente da faculdade/trabalho), por timidez, por preferir ficar no Facebook com os velhos amigos ou por simplesmente não haver interação mesmo. Saiba que isso é normal no início e você não tem que entrar em crise logo na primeira semana!

  1. ... Mas também tome a iniciativa às vezes.
Não viva esperando os outros virem até você, talvez eles estejam na mesma situação.  Para se enturmar não basta apenas “esperar que o tempo passe”. Tente perder a vergonha (ou pelo menos deixá-la de lado) e puxar conversa com novas pessoas de vez em quando, e quem sabe com isso conquistar novas amizades  e quem sabe até aquele gatinho.

  1. Gaste seu dinheiro com o que realmente vale a pena.
Essa dica é para os que (ainda) não são completamente autônomos, pois se você mora sozinho, mas quem te banca são seus pais, você é sim dependente!
Eleja suas prioridades. Fazer compras e sair com os amigos para as baladas e barzinhos são as maiores tentações. Claro que nada disso é proibido, a dica apenas é não abuse em nenhuma situação. Seus pais têm gastos para te manter fora de casa e ficaram agradecidos se você não ficar totalmente deslumbrado com a sua liberdade a ponto de sair gastando horrores e acabar tendo de ligar para eles pedindo para cobrirem a conta do cartão.

  1. Lembre-se: seus pais não mudaram tanto quanto você
Quando você passa muito tempo fora de casa, se acostuma com o fato de não dar explicações do tipo “para onde vai?” ou “quem vai com você?”, mas quando for visitar a casa dos seus pais se lembre que eles continuam sendo os mesmos e ainda irão querer saber sobre essas e outras perguntas, além do clássico aviso de “cuidado viu?” (mesmo quando você só irá até a padaria da esquina).

Espero que as dicas tenham ajudado.
Me conte o quê achou nos comentários!

2
Comente
Compartilhe

Comente pelo Facebook!

2 Comentários

  1. Olá!!!, Deus te abençoe boa tarde, amiga amei as dicas de mora
    sozinha é bom mais fica um pouco solitária sucesso amiga.
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Grupo: https://www.facebook.com/groups/1432950500258717/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, que bom que gostou das dicas, fico feliz! Deus te abençoe, beijos

      Excluir