Últimos posts

Uma das pessoas que eu mais admiro no quesito de fotografia é o Luan Lenke. Ele é um dos administradores do grupo Inxtalove no Facebook, onde vive dando dicas sobre o assunto e desenvolvendo conteúdos e interações muito bacanas. Sabendo disso e de como ele arrasa nas fotos, resolvi que ele era outra personalidade que não poderia ficar de fora do quadro QO Entrevista. Então saca só nosso papo:



1. Quando você começou a se interessar por fotografia? Como foi?
Eu sempre amei fotografia, desde fotografar até ser modelo, meu pai era fotografo, acho que puxei ao menos isso dele. Lembro uma vez que uma pessoa foi na escola que eu estudava e oferecendo as crianças venderem cosméticos em troca de brindes e por exemplo, vendendo 10 batons, tu ganhava 1 e podia vender e fazer o que quisesse, mas vendendo 50 batons, tu ganhava uma câmera, além dos 5 batons. Lembro que me empenhei tanto que ganhei duas câmeras e um kit de batons para minha mãe. Por sinal tenho uma dessas câmeras até hoje, eram todas analógicas mas fiquei mega feliz. Mas eu comecei a me empolgar mais, e trabalhar mais minha fotografia assim que comprei minha câmera atual, uma nikon p500.

2. O chamado olhar fotográfico, você acha que ele é natural ou alguém pode desenvolvê-lo do 0?

Então, na minha opinião, existem pessoas que já nascem com um talento nato pra fotografia, com um olhar mais que fotográfico, entretanto cru, que tem que ser desenvolvido com técnica e estudo. Mas acho que qualquer um pode pegar uma câmera e com bastante esforço e estudo desenvolver o olhar. 

Na verdade eu acho mais que todo mundo tem um olhar fotográfico, às vezes só não tem meios ou não sabe demonstrá-lo, e com técnica, a partir que vai se desenvolvendo, tu vai melhorando e chegando em fotografias fantásticas. O importante é respeitar seu tempo, por que isso pode demorar anos e anos.

3. Como você pratica o seu?

Puts, difícil essa, eu só simplesmente além de estudar bastante, ler bastante artigos sobre, assistir bastante material e passar bastante tempo vendo trabalhos alheios, tento mostrar algo do meu jeito, ou do jeito que ninguém mostra sabe? Buscar beleza nas coisas simples da vida.

4. Qual equipamento você usa para fotografar?

Como disse anteriormente, eu tenho uma Nikon p500, que comprei de segunda mão, que é meu xodó. Ainda não tive condições para comprar uma melhor, e ela é minha primeira câmera digital, acredita? E algumas fotos eu utilizo meu celular, que por incrível que pareça, é um LG L Prime, o primeiro.

5. Já fez algum tipo de curso de fotografia?

Atualmente eu fiz um workshop online e gratuito somente. Eu comecei o curso de fotografia a distância de Harvard, mas fiquei muito limitado em questão de equipamento. Tenho outros cursos que estudo em casa mesmo, compartilhados por amigos fotógrafos, mas nada muito grandioso. Pretendo ainda fazer cursos mais específicos.

6. A fotografia já te ajudou em algum momento da sua vida (no quesito vida pessoal)?

Nossa, muitos, eu tenho muitos traumas pessoais, e ela me ajuda muito em esvaziar meu sentimento nas coisas, e hoje em dia principalmente quando eu não tô muito bem, isso vai deixando transparecer na fotografia, deixando-a mais misteriosa ou triste, com mais sentimento. Mas ela é um dos meus hobbies que me traz paz.

7. Pra você, o que é a fotografia?

Eu já me perguntei isso mil vezes, e nunca consegui transmitir algo sem que falte nada no significado sabe? Eu vejo como uma arte muito extensa aaaaaaaaaaaaa não consigo.
É algo muito grandioso pra ser limitado à um simples significado.

8. O que é mais importante, técnica ou sentimento?

Depende, eu acho que ambos caminham junto, e que a técnica nada mais vai ajudar você transmitir o sentimento da forma que quer.

9. Como você trabalha a edição das suas fotos?

Atualmente eu estou tentando editar todas as fotos somente no Lightroom e no Photoshop, por que senti essa necessidade. Ai a edição em sim, vai variando de foto em foto, eu até tenho presets pessoais, mas que trato cada foto de uma maneira, e geralmente isso varia com o que eu to sentindo no momento. Ai na hora de postar se tiver necessidade faço um ajuste no Instagram mesmo.

10. Quais as principais dicas que você pode dar para quem está começando?

O primeiro de tudo, não fique chateado por as vezes não conseguir se tornar o maior fotografo do mundo em pouco tempo, isso nunca vai acontecer.
O segundo, quem faz a fotografia é o fotografo, o equipamento é somente um suporte. Lógico, que ele pode te limitar a muitas coisas, mas sabendo suas limitações e conhecendo o que tem, com criatividade pode ir longe.
E terceiro e último, faça com amor e estude muiiito.

11. Como você usa o Instagram ao seu favor?

Difícil essa, hoje em dia o Instagram está começando a se tornar um meio de trabalho, através de campanhas e entre outras coisas. E além disso, virou meu principal porta-voz, onde eu sou mais conhecido e onde sou "procurado" hahahah acho que seria isso.

12. Você acha que a fotografia pode mudar a vida de alguém? Como? 

Pode totalmente, desde psicologicamente até financeiramente, principalmente se trabalhar com isso for o sonho da pessoa. De maneira simultânea, guardar momentos pode mudar a vida até de quem tá sendo fotografado. Acho que isso ❤


Eu ia transcrever a entrevista do Luan, usar mais das minhas palavras e colocar citações. Entretanto, achei que ele falando foi algo tão sentimental e gostoso de ler que eu simplesmente não consegui fazer de outro jeito se não trazendo as perguntas e respostas na íntegra. 

O Luan é um cara muito aberto pra conversar e super gente boa, então achei que transcrever a entrevista para algo mais indireto poderia acabar tirando a essência de algumas coisas e eu quis deixar tudinho pra todo mundo poder sentir essa capacidade de fotografar que ele faz a gente sentir que tem. Então, está esperando o quê pra ir seguir as dicas e conselhos dele? Está esperando as inspirações? Pois elas estão logo aqui:
Uma publicação compartilhada por ⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀Luan Lenke (@luanlenke) em
Uma publicação compartilhada por ⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀Luan Lenke (@luanlenke) em
Uma publicação compartilhada por ⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀Luan Lenke (@luanlenke) em
Uma publicação compartilhada por ⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀Luan Lenke (@luanlenke) em
Uma publicação compartilhada por ⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀Luan Lenke (@luanlenke) em

1
Comente
Compartilhe

Comente pelo Facebook!

Um Comentário