Últimos posts

Não é segredo para ninguém que eu vivo/respiro/amo Marketing né?! Então é claro que participar pelo segundo ano consecutivo do evento mais importante desse seguimento no país é uma honra para mim! E é por isso mesmo que quero compartilhar tudinho por aqui <3



O Expo Forum Digitalks rolou nos dias 4 e 5 de setembro, e cresceu um pouco em relação ao anterior,  contou com quatro auditórios simultâneos, mais de 80 expositores, 20 atividades e mais de 120 palestrantes. E para comportar tanta coisa incrível a estrutura do evento quanto a disposição dos palcos mudou um pouco desde o Expo Digitalks 2017 (a cobertura do ano passado você confere nesse link aqui).


A dificuldade real para os participantes - e digo isso como um deles - era lidar com horários para encaixar todas as palestras que eu desejava ver, com tantas opções a chance de coincidir horários era enorme e por isso o ideal foi ter usado o Aplicativo desenvolvido pelo Digitalks para me auxiliar na missão! Ele é bem completo, com toda programação e possibilidade de ativar alarmes que informavam quando a próxima palestra que eu mais queria estava começando.
Palco Congress - Palestra: Marketing e Comunicação na Era Pós-Digital 
Os palcos desse ano foram:
- Congress: o maior dos palcos recebeu os palestrantes internacionais, com a possibilidade de tradução simultânea;
- Digital transformation: o palco mais aberto, com telões suspensos e uma passarela em meio ao público. Mesmo que você só estivesse de passagem era possível entender o conteúdo e se juntar aos que estavam assistindo;
- Experience: o mais diferentão dos palcos, que contava com um formato aberto de arquibancada, teve até palestras com uma pegada bem informal, tipo mesa de debate entre amigos;
- Master Seminars: palco dedicado aos expositores, com um conteúdo de fácil assimilação e menor tempo que os demais (as palestras nos demais eram de 40 min e nesse cerca de 20).

Achei a disposição de todos bem bacana, se completavam ao longo do galpão, e em relação ao ano passado pareciam ser maiores, o que me passou um ar de imponência de quem faz jus ao título de evento mais importante do mercado.

Palco Master Seminars - Palestra sobre Afiliados e Influenciadores

Ainda sobre os palcos foi fácil identificar um certo estigma entre da visão dos participantes, principalmente quem já esteve em relações anteriores. Dentre os comentários que ouvi acredito que as falas mais extremas foram acreditar que o Palco Congress era capaz de centralizar as palestras mais importantes em 100% do tempo e o inverso também ocorreu ao descrerem do Palco Master Seminars por ter conteúdo ministrado por marcas (todas eram participantes como expositoras).

Falando sobre minha experiência: as duas afirmativas estão equivocadas - até mesmo porque nada funciona tão nos extremos assim né minha gente?!
O Congress é um palco fechado meramente pela questão acústica que envolve a tradução simultânea, houveram palestras incríveis e outras que não brilharam tanto meus olhos como imaginei que seria;
E no Master Seminars acompanhei diversas capsulas de conhecimento, porque alguns palestrantes fizeram jus dos seu pouco tempo e passaram uma enxurrada de conteúdo!
Palco Experience - Bate papo sobre Marcas vs Influenciadores
E por que tagarelei tanto sobre comentários que ouvi e discordo? Para te lembrar de ser neutro perante todos os momentos inéditos de sua vida! Se você vai se propor a fazer algo novo (que pode, por exemplo, ser imergir em dois dias de conhecimento) se joga de cabeça nisso e desapega dos estigmas!

Palco Digital Transformation
E afinal: quais os temas principais das palestras dona Daniele? Vixe, amigos conteúdo é o que não faltou meeesmo! Os temas que mais me atraíram por considerá-los como ferramentas para aplicar ao meu trabalho foram:
- Influenciadores e afiliados: acompanhei palestras que tratam dos três lados do balcão, sim eu disse três! Tive a visão de marcas, influenciadores e até de plataformas que fazem essa ponte unindo os interesses;
- Branding: esse foi outro tema super debatido! Foi mostrado como um bom posicionamento sobre quem você (como marca) verdadeiramente é pode mudar totalmente a percepção e aquisição do público pelo que você tem a oferecer;
- Experiência do cliente: como e por quê as marcas precisam oferecer uma experiência que será lembrada pelo consumidor posteriormente;


Sim, os temas que escolhi acompanhar ao longo desse Expo Fórum foram se linkando e complementando, mas também quis me desafiar em alguns momentos e sair da caixinha com assuntos que são novos no mercado de Marketing como um todo, dentre eles:
- Inteligência Artificial: é aquele tema polêmico em que todos querem descobrir como utilizar e aprimorar, mas ainda assim uma maioria massiva têm medo de saber para quais caminhos essa tecnologia irá nos levar;
- Era Pós-Digital: esse sim foi um tema que eu fui de curiosa e por fim fiquei passada com tanto conteúdo! Aprendi que já vivemos uma Era em que a internet faz parte da nossa vivência de uma forma que não nos vimos sem, tanto que o medo e/ou a admiração por esse fenômeno já acabou, hoje é algo 'corriqueiro' e é essa normalidade que nos torna Pós-digitais.

De forma geral, busquei aproveitar muito e retirar o máximo de conhecimento que conseguia voltado ao Marketing e Comunicação nessa edição do Digitalks 2018!

Esse ano eu consegui ficar até o final do primeiro dia para curtir a Digiparty e a premiação dos melhores profissionais de marketing e posso dizer com todas as palavras que a organização arrasou demais! Depois de uma chuva de conhecimento com tanto conteúdo das palestras do primeiro dia, nada mais gostoso do que bebida liberada em boa companhia né?! Que festa meus amigos, que festa! <3

Acho legal contar que a premiação é feita por escolha popular ao longo do ano e o anúncio / entrega dos prêmios é feito no palco da Digiparty. Achei o formato bem legal, porque foi algo que todos os presentes acompanharam e curtiram, sabe?

Um evento do porte do Expo não deve ser nada fácil de ser realizado, principalmente se levarmos em conta as agendas dos palestrantes que estão sempre cheias. É uma experiência única e que certamente abre a mente de todos que participaram. Particularmente ainda tô passando todos os rabiscos e fotos que fiz as pressas a limpo para conseguir assimilar taaanta coisa que vive em apenas dois dias de Fórum Digitalks!

O Digitalks é um mega portal de conhecimento e que sempre organiza eventos incríveis na área de Marketing, eu já participei também do Expo Fórum Digitalks 2017, da Conferência de Mídia e Performance 2017 e da Conferência de Mídia 2018.


Já participou de algum Evento promovido pela Digitalks? Desejou participar?
Conta aqui nos comentários!


Comente pelo Blog!