Últimos posts

Se você me acompanha nas redes (Instagram & Facebook) já sabe que estou morando em Madrid e que ir ao país vizinho para cobrir a primeira edição do Digitalks em Portugal foi uma honra e também uma verdadeira aventura!


Expo Fórum Digitalks


Eu já venho acompanhando os eventos promovidos pelo Digitalks há um bom tempo, mas a emoção de viver meu primeiro evento internacional é tão gratificante que mal sabia me controlar!

Achei inteligentíssimo que a primeira edição 'gringa' fosse em um país com língua nativa próxima ao português que estamos habituados - sim, dá para sentir nitidamente a diferença, mas também é possível entender com tranquilidade.

Essa tática também foi bem útil quanto a escolha de palestrantes, uma vez que muitos dos patrocinadores brasileiros vieram apoiar a nova edição e também subiram no palco para palestrar demonstrando como desenvolvem suas estratégias de mercado.

Como usar o marketing para fechar um negócio

A edição aconteceu em dois dias e foi bem dinâmica, contendo dois palcos simultâneos,  (Congress e Master talks) com bastante ramificação de conteúdo e áreas de atuação, que na maioria tinham como ponto de união a Era da Experiência.

Em termos de conteúdo as palestras se voltaram pesadamente sobre a importância de compreender a Era da Experiência, colocando o cliente como ponto focal e demonstrando que mais do que qualquer produto ou serviço, é preciso entregar uma boa experiência ao consumidor para mantê-lo fiel a sua marca.

Se tem algo que eu já havia notado e só consolidei com todos os conteúdos do evento é que a infraestrutura européia quanto a qualidade e padrões de vida é infinitamente melhor que a brasileira, porém, quando o assunto é marketing a conversa muda completamente de figura. A análise de todos os especialistas presentes é a mesma: a alta competitividade brasileira faz com que todos precisem buscar evolução e diferenciação competitiva - ou seja, usar o marketing como ferramenta de estratégia competitiva.

Marketing na Europa

Confesso que eu já estava bem familiarizada com grande parte do conteúdo abordado  devido as coberturas anteriores do Digitalks no Brasil, mas foi extremamente útil ver como utilizar informações que eu já conhecia para a atuação no mercado europeu.

E claro, tenho plena consciência que eu estava em vantagem considerando os participantes locais (maioria do público), que não tiveram a oportunidade de acompanhar as edições anteriores do evento em solo brasileiro.

Evento de Marketing na Europa

Achei muito legal o carinho da organização quanto a fazer jus em pensar na experiência dos participantes, fornecendo desde voucher de descontos em eventos regionais e até em App de mobilidade e indo além pensando inclusive no cardápio dos coffee break's que no primeiro intervalo continham pastéis de Belém (gente, pensa em alguém que se acabou de comer, pois é, euzinha aqui haha) e no segundo doces como brigadeiro e beijinho (esses 'sumium' em segundinhos porque os portugueses piravam).

E eu - nada ousada que sou - ainda participei e ganhei um desafio proposto no palco em tempo real! haha Quem foi que disse que eu não subiria no palco, monamour? haha Subi para receber meu prêmio (uma cafeteira) e me achei phyna por isso, confesso! haha

Como construir uma networking em evento

Além de todo conteúdo um dos pilares do Digitalks sempre foi promover o networking e confesso que me surpreendi (positivamente) e me encantei demais com tantas pessoas queridas que conheci! Os intervalos entre palestras me aproximaram principalmente de brasileiros que moram em solo português e foi bem bacana ver conterrâneos ganhando o mundo! :)

Ainda falando sobre experiência e networking: o que foi o último happy hour? haha Até agora não acredito que tem stories meu dançando samba e rebolando! haha Nós até brincamos que como vantagem competitiva temos a 'falta de vergonha de ousar' haha

Se você não acompanhou minha cobertura em tempo real e quer ver mais, corre nos meus Stories em destaque para conferir!
E também vale ver como foram as edições anteriores: Expo Fórum 2018 (inclusive foi nesse que mais vi conteúdo relacionado a Era da Experiência como o que vi nesse de Portugal), Conferência de Mídia, Conferência de Mídia e Performance, Expo Fórum 2017  .


Obrigada equipe Digitalks pelo convite, e obrigada a todo mundo que fez desses dias tão sensacionais! <3


2
Comente
Compartilhe

Comente pelo Facebook!

2 Comentários

  1. Foi um prazer te conhecer e trocar experiências! Espero te ver nos próximos e muito sucesso para o blog! beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo trabalho e por ter chegado onde chegou! Admiro mulheres como você e espero manter contacto! Esperava que comentasse como foi maravilhoso me conhecer no Digitalks, mas vou perdoar essa falta. 😂😂 brincadeiras à parte, muitos beijinhos e até a próxima!

    ResponderExcluir